quinta-feira, 24 de setembro de 2015

ESTUDANTES DA EMIMA PARTICIPAM DE AULA PASSEIO SOBRE DIA DA ÁRVORE

A EMIMA resolveu comemorar o dia da árvore, comemorado a nível nacional na última segunda-feira, 21 de setembro, de uma forma prática. Os estudantes do Ensino Fundamental I, turno matutino, estão participando de aulas passeios para entrar em contato com a própria natureza e para que possam ver com "olhos científicos" aquilo que veem naturalmente todos os dias.
Nesta quarta os estudantes do 2º e 3º anos foram até a comunidade de Coqueiros onde visitaram um umbuzeiro centenário. A programação continua hoje e amanhã com novas visitas com outras turmas ao Monte Sant'Ana para observar a fauna vizinha ao local. O professor Paulo fez uma crônica narrando o passeio, confira abaixo:

Olá! Hoje gostaríamos de contar uma história. Pode ser? Então vamos lá!
Tudo começou numa manhã de quarta-feira, onde os alunos do (2º Ano “A” e 3º Ano “A” e “B”) e os professores Creuza Andrade Professora Hiraneide Oliveira RochaJoanice Nunes da Silva Paulo Silva partiram para visitar uma árvore muito especial para o nosso município. Árvore? Visita? Como assim?
Nossa história começa numa breve viagem em nosso ônibus escolar, há! tive muita música, muita animação e alguns amiguinhos dando um pouco de trabalho. Pronto! Chegamos! Rápido hein.
Nooossa que Árvore grande! foi eu mesmo tá “Paulo” impressionado pela majestade do Spondias tuberosa, popularmente conhecido como Umbuzeiro.
Estávamos observando o comportamento dos nossos alunos, que felicidade é ver homens e natureza juntos, há somos natureza certo? que pena, buscamos não pertencê-la!
É amigos (as)! Como é importante entendemos a importância e relevância da referida atividade, pois, a criança necessita vivenciar situações que envolve o meio natural, isso lhe traz significado e consequentemente aprendizagem. Como podemos fundamentar na pedagogia de Freinet em suas “Aulas das descobertas” ou “Aulas Passeio”.
Sim, estava esquecendo teve lanche hum... delicia! que lanche hein!! Tapioca feita pela Profº Creuza e Danone Activia da Profª Hiraneide opa! Este último era falsificado? como assim Hiraneide? Entre outras ambrosias que ficará na imaginação de vocês. Isso tudo onde? Na Árvore claro, pois além disponibilizar de graça seu oxigênio para respiramos, reservou uma sombra especial para nós.
Meninos (as) correm, tiram selfie, brincam, comem, conversam enfim é um momento deles, o futuro também é! E nós professores? somos apenas mediadores e colocar nossos alunos para refletirem sobre tudo aquilo que estava em sua volta é o nosso objetivo.
Um até breve!
Na despedida não poderia ser diferente. Abraçá-la como gesto de agradecimento é o mínimo por tudo que ela faz e representa para nós humanos.
Criançada vamos voltar para nossa E.M.I.M.A, a diretora já deve está preocupada e aguarda nosso retorno. E com fé em Deus chegamos! Obviamente, com muita canção e animação.
A nossa diretora Izabel Calixto e o Coordenador Chiquinho Luíz, nosso agradecimento pela confiança e apoio.
Não podemos esquecer de agradecer também ao Motorista do ônibus e duas senhoras do sitio que estavam conosco. Obrigado!
Nossa história não acaba certo? na verdade a história amplia nossa compreensão da condição humana, essa inacabada e incerta.
Sejamos gratos a nossa amiga Árvore!! Dia 21 de setembro seu dia!
Veja imagens clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.