sexta-feira, 8 de julho de 2011

PRINCIPAIS PONTOS DISCUTIDOS NA CONFERÊNCIA

Infelizmente não podemos estar presentes na parte da manhã e acompanhar a movimento daquele período. Porém à tarde estivemos presentes e podemos acompanhar a reunião dos grupos e a explanação das conclusões que foram retiradas neste momento.
RELAÇÕES HUMANAS
A maior reclamação a tarde, e que foi tema de várias explanações, foi a forma como alguns funcionários da saúde recebem os pacientes no posto de saúde. O secretario afirmou que tem feito um trabalho muito grande de conscientização com seus subordinados, mas que, infelizmente, não tem obtido os resultados esperados. Jânio foi claro em suas críticas e em afirmar que não concorda com tal comportamento. Foi proposto pelos grupos a realização de cursos de relações humanas para todos.
REUNIÕES COM A COMUNIDADE
Alguns grupos salientaram a importância de reunir a comunidade em encontros como o de hoje. Nestas reuniões as pessoas tomam conhecimentos da realidade da saúde e podem discutir as melhorias que pretendem ver neste setor.
UNIÃO DAS SECRETARIAS
Um dos grupos falou da importância do trabalho em parceria das pastas de educação, saúde e assistência social. Porém os secretários demonstraram a grande dificuldade neste tipo de atividade, inclusive relatando que os funcionários são um dos principais empecilhos para tal evento. Uma vez que sempre querem ser reembolsados pelo que entendem ser um trabalho extra.
PSF
Destacada a necessidade de melhor remuneração para os profissionais do PSF como forma de proporcionar o cumprimento da carga horária completa, o secretario Jânio expôs que, na maioria das vezes os recursos repassados pelo governo federal só dão para pagar os encargos sociais. Falou ainda que há a pretensão de que os salários pagos aos médicos do PSF cumpram uma tabela regional, uma vez que com salários diferenciados há uma espécie de leilão entre os municípios pelos trabalhos dos profissionais. 
CONSELHO
Foi cobrado do Conselho Municipal de Saúde o acompanhamento das ações da pasta da saúde no município. Pelo que se deixou perceber não está sendo feito esse acompanhamento corretamente ou, pelo menos, de forma satisfatória.
POCILGA
Foi um dos temas levantado. A presença da vigilância sanitária foi pedida para que possa rever esta situação que já não é de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.