quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ENTREVISTA COM RUBINHO VALÉRIO (PARTE I)

O treinador Rubinho Valério nos concedeu entrevista falando do esporte de uma forma geral dentro de São Pedro. Nesta primeira parte ele destaca o trabalho com as categorias de bases e a participação de nossas equipes na Copa Revelação na Paraíba. Confiram:

BlogAtualidadesp: Qual a sua avaliação da participação das nossas equipes na Copa Revelação na Paraíba?

Rubinho Valério: A avaliação que eu faço, é no geral, envolvendo as equipes sub-16 e sub-14. Temos um trabalho focado nos garotos de nossa cidade, infelizmente não podemos contar com todos daqui, pois temos 180 garotos. Temos que fazer uma escolha para uma competição de um nível muito alto e tivemos que reforçar as nossas equipes naquelas posições mais carentes, como goleiros que não temos um trabalho específico. Trouxemos 8 jogadores de outras cidades, fomos bem recebidos e fizemos uma boa estreia. Os garotos se superaram. Infelizmente na segunda fase tivemos uma adversário bem mais forte, e os garotos não renderam o mesmo.
Você via a alegria estampada no rosto dos atletas. Tinha meninos que nunca tinham saído de perto de seus pais e você via lá eles lavando seus próprios pertences, já se preparando para o amanhã. A preparação como um todo é o nosso intuito. Eles viram as dificuldades que vão enfrentar na carreira de futebol. É importante a participação numa competição dessas para que amanhã nós venhamos a ter aqui grandes jogadores de futebol e, o mais importante, grandes homens, cidadãos de bem. Um atleta nós não ajudamos com habilidade dentro de campo, mas podemos formar o cidadão. O mais importante para mim foi ter participado e ter ganhado o titulo de equipe mais disciplinada dentro e fora de campo.

BlogAtualidadesp: Que benefícios este tipo de evento, interestadual, pode trazer para os garotos e para o nosso esporte?

Rubinho Valério: Você ver que no passado perdemos grandes jogadores do nosso futebol. Como exemplo Kener e Raimundo, entre outros, que se tivessem uma oportunidade dessas poderiam ter tido uma vida diferente hoje. A cidade só tem a ganhar. Moramos numa cidade pequena, mas você sabe o quanto está sendo badalada no Nordeste inteiro, até posso dizer no Brasil, pois tínhamos olheiros de todos os lugares lá. Falei nas minhas preleções que ali é uma história que eles terão para contar e tenho certeza que todos os garotos que foram ganharam muito. Agradeço aos pais que confiaram seus filhos (36) em nossas mãos. Mas graças a Deus montei uma equipe que foi pra trabalhar e tivemos êxito.

BlogAtualidadesp: Falando de equipe, quais as pessoas que você gostaria de agradecer as contribuições para este evento e para eventos futuros?

Rubinho Valério: Só tenho a agradecer porque eu sozinho não tinha condição. Se não fosse a importante presença do prefeito João de Deus que não mediu esforços. Me deu 2 uniformes  novos e 36 uniformes de viagem, esteve presente na estreia das equipes e comprou alimentação para os garotos lá. Miguel Cabral me deu uma força muito grande, tanto financeira, quanto de apoio no sentido de acreditar no trabalho. Agradeço também a Ozório Dantas, patrocinador nas camisas, Nilton da Farmácia Santa Luzia, Horacio da Auto Oeste são pessoas que nos ajudaram bastante. A gente teve um gasto de, aproximadamente, 8 mil reais e tiramos de letra. Espero que em outras competições possam nos ajudar, porque não estão me ajudando, estão ajudando o futuro de nossos jovens.

BlogAtualidadesp: Na prática, quais os frutos colhidos nesta competição?

Rubinho Valério: Temos o Diogo como grande revelação no sub-14, como a gente já esperava. Ronald, que foi o melhor batedor de falta de competição. Na sub-16, destacamos Gabriel, Vaguinho, Leandro, que foram muito bem, mas a grande surpresa foi Netinho filho de Sandra, que a três meses atrás ninguém acreditava e a força de vontade do garoto surpreendeu e ele foi um dos melhores jogadores da gente lá atrás. Parabenizar a família pela empolgação e dizer que estão no caminho certo. Quero destacar toda a equipe que foi.
Temos Vaguinho de Touros e Leandro de São Paulo do Potengi, já certos para irem para o Vitória da Bahia. Temos certeza que tivemos uma colheita de 6 a 7 valores e espero uns telefonemas ai para confirmar.

BlogAtualidadesp: E competições futuras, o que temos em vista para dentro e fora do município?

Rubinho Valério: Vai começar o Estadual em natal, não vamos participar, mas os telefones não param pedindo jogadores. Eu estou de férias de campo, mas nos bastidores estamos trabalhando. No estadual pretendo empregar uns 6 garotos. Falando no município, vamos começar ai o Municipal em março e os garotos da sub-16 já terão oportunidades de se integrarem às equipes. Temos pensamento de sediar uma copa a nível de Nordeste em julho, nas categorias de base. Imagino que temos estrutura para fazer esse tipo de competição. Estamos vendo a possibilidade e queremos ficar marcados na história do Brasil com essa competição. Vou fazer o projeto e levar ao prefeito e tenho quase certeza que ele vai aprovar.

BlogAtualidadesp: Como estão organizados os trabalhos com as escolinhas em São Pedro e como será o trabalho em 2012?

Rubinho Valério: Nós temos 180 garotos inscritos, divididos em faixas etárias. Temos do sub-10 ao sub-17. E esse ano temos o pensamento de levar o pessoal para o ginásio para um trabalho de futsal. Quero arrumar uma pessoa para ajudar. No campo temos Gilson que está disposto a continuar o trabalho. Como também Biro-Biro, Pedrinho e Araújo. Quero deixar o espaço aberto para aqueles que quiserem participar, não posso remunerar, mas aqueles pais que podem ajudar e desejam fazê-lo sintam-se convidados. Agradecer também a meu irmão Beto que contribuiu bastante nesta viagem, na parte de documentação principalmente.

Confira em breve a segunda parte da entrevista onde Rubinho fala da realização do Campeonato Municipal em março aqui em São Pedro.

2 comentários:

  1. Parabenizar o esforço, a competência e a força de vontade do amigo Rubinho, que vem se destacando nas categorias de base além das fronteiras do nosso estado, quando repassei o convite para que o mesmo participasse da competição eu tinha a certeza que São Pedro seria bem representado. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Belissíma entrevista com Rubinho Valério, que vem fazendo um esforço muito grande para levantar o esporte do nosso município, sei das grandes dificuldades e da falta de interesse do poder público de fazer e desenvolver o esporte de nossa cidade. É preciso uma pessoa como o Rubinho para fazer o esporte voltar em nossa cidade.
    Ilden Rocha

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.