terça-feira, 5 de abril de 2011

REAJUSTE DOS SALÁRIOS DOS PROFESSORES EM SÃO PEDRO

O reajuste no piso salarial dos professores levantou questionamentos entre os educadores de São Pedro. Diante das colocações das pessoas que acessam o blog fomos em busca de informações junto ao representante do SINTE-RN em São Pedro, Luciano Costa. Ele participou de reunião com o prefeito João de Deus no mês de março e nos repassou as informações desse encontro. Confira:
O ENCONTRO
Como sempre faz, segundo as palavras de Luciano, o prefeito João de Deus foi receptivo e esclareceu as dúvidas apresentadas pelo representante do sindicato que estava acompanhado do representante regional Emerson.
REAJUSTE
O prefeito afirmou que quase 70% dos recursos advindos do FUNDEB estão sendo investidos no pagamento de pessoal e que, diante desse quadro, atualmente, é muito difícil reajustar os salários.
PROPOSTA DO SINDICATO
Diante do cálculo do Governo Federal de que o piso deveria ser corrigido em 15,8%, o Sindicato foi para a reunião com proposta de que algo em torno de 13 a 15% fosse reajustado nos salários dos professores. Esse valor seria referente aos cálculos realizados pelo sindicato a partir de dados das receitas fornecidos pela própria prefeitura. Porém ao se deparar com os cálculos apresentados pela contabilidade da prefeitura sentiu que o valor da proposta teria muita dificuldade de ser alcançado.
VISÃO DO SINDICATO
Como foi colocado, o sindicato, através de seus representantes, percebeu que diante dos cálculos apresentados pela prefeitura o reajuste é quase inviável, sendo necessário o aguardo de melhoras nas receitas após a data do encontro.
COMO ESTÁ HOJE?
Ficou acordado entre prefeitura e sindicato um novo encontro no final de abril, onde a nova realidade definirá as propostas a serem apresentadas. Dependendo dos números apresentados pela prefeitura e das posições que o sindicato vier a tomar o novo rumo das negociações será definido.
ASSEMBLÉIA
O sindicato pretende realizar uma Assembléia Geral com os trabalhadores em educação. O objetivo desta seria colocar a atual situação das negociações e a realidade apresentada pelo poder público. A dúvida, segundo Luciano, está em se a reunião seria realizada antes ou depois do novo encontro com o prefeito. De qualquer forma a Assembléia deverá ser realizada para que todos fiquem esclarecidos e possam se posicionarem.

DO BLOG – A situação apresenta-se muito complexa. De um lado os professores lutando por um direito que lhes assiste de correção nos valores de seus vencimentos, de outro, o poder público demonstrando as dificuldades que impedem que seja dado tal direito. É preciso muita serenidade neste momento para evitar perdas aos trabalhadores e também o comprometimento de quem paga, pois é preciso saber que qualquer que seja a decisão tomada neste momento vai refletir futuramente. É preciso que tudo fique bem claro e que o sindicato ouça e procure se esclarecer para que não venha a incorrer em erros que possam causar desentendimentos ou perdas. A continuarem as negociações como estão, onde poder público e representantes de professores tem sentado e conversado, boas notícias poderão ser divulgadas aqui em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.