sábado, 2 de abril de 2011

A SEMANA EM SÃO PEDRO

São Pedro, um município que merece ser mais amado
Uma semana muito movimentada em São Pedro fez com que o blog se tornasse um meio de interação cada vez maior entre população e ações sociais e políticas do município. De nossa parte gostaríamos de fazer comentários sobre as diversas situações que ocorreram e deixar o espaço aberto para os comentários que, ao obedecerem os critérios que consideramos aceitáveis, serão prontamente postados.

CONCURSO PÚBLICO
O poder público municipal, através do prefeito da cidade, já demonstrou interesse em realizar em outros momentos, inclusive já podemos observar dentro das próprias secretarias levantamento das necessidades de pessoal. Porém até então não tivemos a realização e isso fez com que a população, sentindo esta necessidade, tenha se manifestado pelos espaços da cidade pedindo a sua efetivação. Durante a semana podemos ouvir dois vereadores, um da situação e outro da oposição. O da situação nos colocou que a população deveria se organizar e enviar abaixo assinado à câmara para pressionar executivo realizar o concurso. Já o de oposição disse ter pedido em plenário a vinda do projeto, mas que não havia sido atendido. A população deve julgar e tirar suas próprias conclusões.

REUNIÃO DA CÂMARA
A reunião da terça-feira, na Câmara Municipal teve como destaque a votação da contratação de serviços de alguns funcionários para executarem atividades na cidade em várias secretarias. Segundo o vereador Ildem Rocha o mesmo aproveitou a oportunidade para pedir que as contratações tivessem duração de 180 dias e, nesse período, houvesse a efetivação do concurso público. No que foi, segundo o próprio vereador, impedido de até mesmo de levar a votação. Entendo que elegemos os vereadores e prefeito para nos representar e não para fazerem suas vontades, mas é preciso muita serenidade, pois a população tem muitas vozes.

DISCUSSÃO ENTRE VEREADOR E COMERCIANTE
Em um mundo de pessoas que tem interesses divergentes é comum a luta pela defesa de seus pontos de vista. Entendemos que o que vai a votação na câmara de Vereadores é assunto de domínio público e as pessoas tem o direito de comentar, discutir e discordar do que foi decidido. a forma como o vereador se dirigiu ao comerciante em meio a população foi, no mínimo, inadequada, porém entendo que cabe ao mesmo reconhecer seu erro e se retratar publicamente. No entanto, estas são situações que voltarão a ocorrer e não será possível evitar enquanto todos não aprenderem a ouvir as duas partes. Se o vereador tivesse pedido explicações educadamente teria tido uma conversa muito mais produtiva e talvez, ao contrário do que ocorreu, tivessem complementado ideias e evitado essa situação. Fica a aprendizagem.

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO
Em conversa rápida a com Secretária de Educação, Veridiana de Morais, podemos esclarecer algumas situações importantes. Primeiro que o nosso blog não tem a menor intenção de prejudicar o trabalho de  qualquer pessoa que trabalhe em prol da comunidade, muito menos desta pessoa que é uma amiga particular. Se em alguns momentos criticarmos qualquer ação sua será para mostrar pontos que não estão ajudando no bom desempenho de seu trabalho. Ficou clara também que a nossa participação na reunião do PSE, onde colocamos alguns questionamentos, longe de ser uma afronta, como alguns colocaram, foi apenas o exercício de educador que desempenhamos e necessidade de esclarecimentos, no que fomos entendidos pela própria secretária, em suas palavras. Os sábios acolhem as críticas e se tornam eternos aprendizes.

CONCLUINDO
As discussões que estão ocorrendo e que estão sendo trazidas a público através do nosso blog poderão, se bem aproveitadas, cooperarem cada vez mais para o crescimento do nosso município. As pessoas que pretendem chegar ao poder tem aqui uma visão do clamor da população e podem planejar ações para serem apresentadas a todos como propostas de governo. Já os que hoje detém o poder e pretendem continuar como legítimos representantes do povo, podem aproveitar e buscarem soluções para as questões que estão sendo levantadas. Criticar construtivamente é cooperar para o crescimento individual e coletivo.

3 comentários:

  1. Sempre visito esta página, pois achei que pelo menos uma vez em São Pedro, teriamos um meio de comunicação isento e voltado para o POVO sem necessidade de bajulação direta a estes que estão no poder e se acham no direito de pensar que o município é uma propriedade deles.
    Infelizmente postam notícias de maneira isenta e informativa para que os leitores tirem suas conclusões e logo em seguida vem uma enrrolação dessas.
    Seria mais fácil dizer "PELO AMOR DE DEUS ME PERDOEM EU JAMAIS POSTAREI NADA DE VOCES".

    ResponderExcluir
  2. Em respeito ao comentário deixado gostaria de esclarecer que esta não foi a intenção da postagem. Entendemos e somos contrários aos problemas que correm na cidade e estamos prontos para divulga-los assim que ocorram, pois aqueles que nos acessam merecem sempre a informação correta. Pretendemos apenas mostrar que não não estamos aqui para comprar brigas particulares e sim para divulgar a notícia pela notícia e não vamos criticar ou exaltar ninguém por ser situação ou oposição e sim pelas suas realizações, tentando sempre mostrar os dois lados da situação para que você, leitor, tire suas próprias conclusões. Obrigado pelo comentário e continue acessando o blog e ficando informado e mandando sempre sua opinião que para nós é muito válida.

    ResponderExcluir
  3. Vivemos uma democracia plena, como nunca vista, onde as pessoas pensam e se expressam da maneira que quiser, é óbvio, com responsabilidade. E, nós, pessoas públicas temos que aceitar as críticas e o clamor da sociedade. parabenizo os responsáveis pelo Blog Atualidadesp por sua isenção de suas publicações.

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.