domingo, 26 de fevereiro de 2012

CIÊNCIAS E A SAÚDE: O CÂNCER DE MAMA

Nunca é demais conhecer um pouco mais sobre o câncer de mama, ele é o segundo tipo de tumor maligno mais frequente em todo o planeta, o câncer de mama atinge tanto homens como mulheres, no entanto, as vitimas mais freqüentes são as mulheres.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira e consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.
O câncer de mama não surge apenas de um fator, a causa pode está em uma célula tronco. Porem existe inúmeros fatores que podem ajudar a desenvolver a doença como a obesidade, o sedentarismo, a ingestão de álcool.
FATORES DE RISCO
Mulheres que menstruaram muito jovem ou que tiverem a menopausa tardia e não engravidaram ou ainda que tiveram o primeiro filho em idade avançada também tem mais chance de desenvolver o câncer. Quando a mulher fica exposta ao hormônio feminino por longo período, as células cancerianas se alimentam dos hormônios, um estrogênio.
Muitas mulheres só desconfiam da presença de um câncer quando detectam um nódulo na mama. A mamografia é um exame essencial para o diagnóstico. Se o exame indicar uma suspeita de um tumor maligno, neste caso é solicitada uma biopsia.
TRATAMENTO
Quando mais cedo o câncer for detectado maiores serão as chances de cura. Os tratamentos mais comuns são radioterapia, a quimioterapia e cirurgias com a finalidade de remover o tumor. Mesmo com a cirurgia é necessário que se faça quimioterapia ou radioterapia, tratamentos que podem ter a duração de seis meses.
Vocês mulheres se cuidem, se auto-examinem com freqüência tocando suas mamas, pratique exercícios, evitem o sedentarismo. Forte abraço e até o próximo ciências e a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.