sábado, 11 de fevereiro de 2012

OPINIÃO

SOBRE O CASO DO VOTO COMPRADO

POR GUILHERME GARCIA

A cada dia que passa me impressiono mais com a “cara de pau” dos políticos, e especificamente os de São Pedro.

Em postagem anterior, foi mostrado que o vereador Mamédio Valentim só acredita em voto comprado.

Primeiro, se um vereador compra votos não é digno de assumir uma cadeira na Câmara Municipal.

Isso é crime, vereador! E o mandato pode ser cassado. Ou o vereador não acredita na justiça?

Se um vereador compra votos, se torna incapaz de apresentar propostas.

É incapaz de trabalhar pelo povo.

A partir do momento, que um político compra voto, o seu compromisso com o povo acaba naquele momento.

É corrupção. O político que compra voto é corrupto e quem tem o voto comprado é corrupto do mesmo jeito. E dá cadeia.

Cadeia! Vai pr’o xilindró ver o sol nascer quadrado.

Mas a culpa é do povo, que se deixa corromper.

A culpa é do povo que vota em político que afirma que só acredita em voto comprado.

Os políticos devem acreditar em voto conquistado com boas propostas, com honestidade e com transparência.

Amigos leitores, vocês acham mesmo que um vereador que compra voto, sendo corrupto por osmose, está na Câmara para trabalhar pelo povo?

Afirmo com toda a certeza que esse vereador não está sozinho. Tudo indica que a grande parte daqueles que compõem a Câmara de São Pedro compram voto. Ou com dinheiro ou com  favores extras que não passam de obrigação dos homens públicos que comandam a cidade.

É uma denúncia séria, que precisa ser investigada pelo Ministério Público.

E vai ser.

E encaminharemos um oficio para abertura de um inquérito policial para que se comece uma investigação nas contas da Câmara Municipal de São Pedro.

Talvez estejamos sendo assaltados sem saber. 

Ou vocês acham que o dinheiro que é usado para comprar voto sai do bolso do candidato?

É nosso dinheiro. Dinheiro que poderia estar sendo usado reforçando a merenda, comprando giz para as escolas do sítio e, até mesmo, pagando a dívida que o município tem com os professores.

São Pedro carece de políticos sérios, honestos, transparentes, que trabalhem realmente para povo.

Por que, no momento, está difícil achar algum que preste.


"Eles estão à solta, mas nós estamos correndo atrás."



*Toda e qualquer opinião expressa nessa postagem é de inteira responsabilidade do seu autor. E as ameaças que forem feitas serão postadas, divulgadas e encaminhadas ao Ministério Público.

15 comentários:

  1. A corrupção eleitoral é um capítulo singular na história brasileira. Deve-se considerar que a participação na política representa uma forma de enriquecimento fácil e rápido, muitas vezes de não realização dos compromissos feitos durante as campanhas eleitorais, de influência e sujeição aos grupos econômicos dominantes no município (salvo raras exceções). Outra forma constante de eleger o candidato é o voto comprado, ou seja, uma transação comercial onde o eleitor “vende” o voto ao empregador. A forma mais pitoresca “o voto pelo par de sapatos”. No dia da eleição o votante ganhará um pé do sapato e somente após a apuração das urnas o coronel entrega o outro pé. Caso o candidato não ganhe o eleitor ficará sem o produto completo. Nossa breve história da corrupção pode induzir à compreensão que as práticas ilícitas reaparecem como em um ciclo, dando-nos a impressão que o problema é cultural quando na verdade é a falta de controle, de prestação de contas, de punição e de cumprimento das leis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão. A cara da política brasileira tudo isso, e dá nojo. As pessoas já perderam as esperanças, a fé de que algo mude, por isso aceitam essas migalhas. Mas na realidade, tudo mudará se vocês mudarem, começando por esses políticos q estão há anos no poder e nosso município está praticamente jogado ao "Deus dará". E se são tão bons como querem parecer deveria o município está um "brinco" e não um caos nos diversos setores como a saúde, q numa noite dessas um parente estava doente e quase fiz um calo nos dedos de tanto ligar a trás da ambulância e nunca fui atendido. O poder de mudar essa situação é nossa, é através do nosso voto que podemos mudar nossa realidade, pois se estes que estão aí não tem compromisso nenhum com o povo, mudem! É pra isso que se tem as eleições. O voto é a nossa arma mais poderosa contra esses ludibriadores! Chega de ouvir e dizer, "quem está lá é quem manda". Mandamos nós com o nosso voto! O poder é nosso! Se algo não está nos servindo joguemos fora. Está em nossas mãos essa mudança!

      Excluir
  2. Francisco Panta Leão.11 de fevereiro de 2012 às 18:11

    E fácil gastar o dinheiro do povo, não é não, todos os políticos são farinha do mesmo saco, será que um dia aparecerá um que realmente tenha compromisso voltado para o crescimento de nossa comunidade, pois os que aí estão só pensam em riquezas luxarias falcatruas e outros, isto e uma vergonha para nossa comunidade, que cada vez fica pobre, por falta de programas que gere emprego e renda para o povo; São Pedro é uma cidade próxima da capital do Estado, os que detêm os destinos do nosso povo há muito tempo como uma herança ficam mais ricos, lembro que o atual chefe do poder executivo de nossa cidade há (07) anos a traz possuía uma moto para andar e hoje quantos carros possuem? Será que esta riqueza esta compatível com os seus vencimentos recebidos? Que todos os seus automóveis são emplacados em outro município gerando assim receitas para outrem, quanta consideração para com o nosso povo, por qual motivo? Atirar com a pólvora dos outros é muito bom, atira no que viu e mata o que não viu, quero ver é gastar do seu bolso, se fosse feito uma auditoria na câmara Municipal e na Prefeitura de São Pedro/RN, com certeza o rombo será maior do que a camada de ozônio, mas tudo nesta terra é passageira, aqui se faz aqui se paga.

    ResponderExcluir
  3. é uma acusação muito grave, contra a pessoa de mamedio, admiro muito a pessoa dele, trabalhador, honesto, honra seus compromissos,ajuda muito a populaçao.é um dos pouco que tem capacidade de esta na camara,pois nunca se ouviu falar seu nome envolvido em corrupçao.acho que o amigo fortaleza foi infeliz na criação desta materia, só se ele(fortaleza) tiver provas concretas, visto que se forem p ministerio publico contra que compra voto, vai todos os politicos de sao pedro.já houve fatos piores na camara de sao pedro, e hoje o vereador (---- -- ------) nao foi cassado. acho que isto é perseguição politica, visto que o unico que ainda faz pela sua comunidade.mamedio estou com vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só mesmo o filho de Mamédio para defender o pai. Aliás, somente os parentes tem condições de defender um vereador em São Pedro, pois são pessoas desqualificadas e sem nenhuma condição de representar o povo. Infelizmente contam com a miséria do povo para conquistar seus votos.

      Excluir
  4. MEU AMIGO ESPERO QUE REALMENTE CUMPRA O QUE ESCREVEU!
    QUEM ERROU QUE PAGUE, QUEM TIVER PROVAS QUE APRESENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vereador, coisa feia... assuma o que disse. Isso é o de menos que o senhor fala. Já vi o senhor falar coisa pior.

      Excluir
    2. Moradora de Lagoa do Machado12 de fevereiro de 2012 às 06:37

      um dia peguei carona no carro desse vereador e ele foi a viajem toda me dizendo desaforo. Mas se ele se lembra, eu respondi na mesma moeda. a gente já ouviu tanto desaforo desse senhor que agora chega.

      Excluir
    3. vereador, devolva o carro de mão da escola que é melhor, viu?

      Excluir
  5. Quando ele disse isso, havia muitas pessoas ao redor, portanto, testemunhas. Se ele chamar alguém de mentiroso, vai ter que arcar com as consequencias.

    ResponderExcluir
  6. ainda que ser vice-prefeito

    ResponderExcluir
  7. teve um cheque que sumiu na camara de sao pedro. que sera que pegou foi...

    ResponderExcluir
  8. GOSTARIA MUITO DE PODER ACREDITAR QUE ISSO IRÁ ACONTECER, PORÉM, QUEM VAI REPRESENTAR JUNTO AO MP? QUEM VAI SER A PARTE AUTORA NO “INQUÉRITO POLICIAL” CONTRA AS CONTAS DA CÂMARA E DA PREFEITURA? SÓ PARA ESCLARECER, SE PRETENDE FAZER ALGUMA COISA COMEÇE ELENCANDO PROVAS (INCLUSIVE DOCUMENTAIS), DEPOIS SE PODE RECORRER AO MP, QUE SE ACATAR E REALMENTE ENCONTRAR INDICIOS DE IRREGULARIDADES, REPRESENTARÁ (O POVO) JUNTO À JUSTIÇA PEDINDO UMA “AUDITORIA” DAS CONTAS DA CÂMARA E DA PREFEITURA. NÃO CABE INQUÉRITO POLICIAL, NESTE CASO TRATA-SE DE CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E, INFELIZMENTE, PARA ESTES CASOS É MUITO DIFÍCIL OS CULPADOS IREM PARA A CADEIA. MORAL DA HISTÓRIA, QUANDO VOCÊ DIZ QUE O CASO VAI SER INVESTIGADO, ME DESCULPA, MAS NÃO ACREDITO. É VOCÊ QUE VAI ENCABEÇAR ESSA BRIGA! AUDITORIA NAS CONTAS DA CÂMARA E NA PREFEITURA DE SÃO PEDRO! SÓ SE ENTRAR ADMINISTRADOR ADVERSÁRIO, EM AMBAS, QUE TENHA VONTADE DE DESMASCARAR AQUELES QUE POR ALI PASSARAM NOS ÚLTIMOS ANOS MEU RAPAZ!

    ResponderExcluir
  9. É isso mesmo Guilherme. E é antigo e crônico. O dinheiro q compram os votos dos tolos é o mesmo que deveria ser investido na saúde, na educação, na cultura, esportes entre outros. Aí depois ficam se perguntando porque as escolas estão sucateadas, porque não tem médicos suficientes para atender a população do município, porque não mandam transportes adequados para carregar os alunos...e por aí vai...muito simples a resposta: É que eles já compraram seu "rico votinho" e você não tem razão de reclamar, pois já pagaram por todos os benefícios q vc teria direito de receber. É mole ou quer mais?

    ResponderExcluir
  10. Não quero parecer inconveniente, mas cada caso é um caso, é fato que ocorre compras de votos em qualquer eleição. Mas analisando localmente em São Pedro, quem pode apontar um vereador que elevou seu exponencialmente seu patrimônio nos últimos 8 anos? Pois a grande maioria dos que estão exercendo o mandato, não têm mais do que um carro popular, mesmo assim financiado. Todos os vereadores que estão na câmara prestam relevantes assistências à população, inúmeras vezes retirando do seu próprio salário que serve para sua sobrevivência, para aliviar o sofrimento daqueles mais carentes. Quero deixar aqui a minha solidariedade para com os vereadores, que tentam com seu próprio suor diminuir o sofrimento dos mais necessitados de São Pedro. A compra de voto pode ser uma furada, porque na minha opinião 70% das pessoas que saem de casa no dia da eleição já sabe em quem vai votar, e simplesmente aproveitam a situação para confirmar o seu voto e conseguir um trocado pro lanche ou para a passagem de volta para casa. Além do mais aquelas que estão dispostas a vender o voto em sua grande maioria não sabem sequer lê a chapa que tem para votar. Não sou defensor da irregularidade, defendo a justiça e o bom senso de todos os cidadãos.

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.