sábado, 4 de fevereiro de 2012

PREFEITURAS LEVAM ESTUDANTES DE NOSSAS COMUNIDADES

Escola do Sobrado: Falta de condições nas escolas e outros
fatores causam perca de estudantes do município.
Mais alguns fatores destacados pelo blog JSP News chamam a atenção com relação à nossa educação. Algumas cidades vizinhas estão levando os alunos de nossas escolas das comunidades e o número de estudantes em algumas unidades já ameaça até o funcionamento.
A Prefeitura da vizinha cidade de Santa Maria está disponibilizando transportes para levar as crianças das comunidades de Lagoa do Sobrado, Lagoa do Machado e Lagoa Grande. Os veículos adentram as comunidades e vão buscar em suas próprias casas. Já na comunidade de Telha quem está levando os alunos é a Prefeitura de Ielmo Marinho. Oferecendo escolas mais acessíveis e transporte que também vão às portas dos estudantes, estão esvaziando a escola local que, apesar de ter funcionado por muito tempo com duas salas, apresenta um número de 13 matrículas.
A reportagem critica ainda a situação na sede do município onde a Escola Municipal Izabel Moura não tem condições de atender à demanda existente. E, por último, destaca a dificuldade financeira que a prefeitura enfrenta e o comprometimento da mesma em poder realizar as correções salariais do funcionalismo.
Do Atualidadesp: É o momento da Prefeitura chamar a responsabilidade para si. Como já conhece o que precisa, corrigir o que tem pra corrigir, valorizar os profissionais e dar-lhes maiores e melhores condições de trabalho e cobrar um bom resultado. Pois, muita desta dificuldade, a maior parte, é da direção da educação que não tem conseguido resolver problemas básicos, mas uma boa contribuição tem sido dada pela falta de compromisso dos envolvidos no processo, em especial, alguns professores que não tem cumprido seu papel e não merecem nem o que recebem.
Confira  postagem do JSP News Aqui...

6 comentários:

  1. É uma vergonha o que os políticos pensam da nossa educação, sendo que os pobres têm que serem mais pobres e os ricos dominadores mais ricos, pois os filhos dos ricos estudam muito bem, enquanto, que o filho do pobre nem escola tem para estudar, apesar de muitos professores se dedicarem ao estudo como eu que estou fazendo o mestrado, vejo que as dificuldades são grandes e muitos não têm condições de continuar estudando com um salário tão insignificante que não dar para as necessidades básicas e imaginem para estudar!!! Precisamos de mais compromisso com a educação políticos de São Pedro-RN!!!
    Vânia Maria.

    ResponderExcluir
  2. Esse povo aos poucos está acabando com o Município, no entanto, alguns que traem a sua consciência acham que São Pedro está no rumo certo... é praça, é casa, é rua asfaltada, mas esquecem do pilar principal A EDUCAÇÃO nossas escolas fazem vergonha, o transporte dos alunos é tratado como favor feito pelo Prefeito para com os estudantes e o que é mais vergonhoso: os ditos formadores de opinião de nossa cidade se enclausuram no receio de desagradar Vereadores, Vice Prefeito e o Prefeito, estes, sim, responsáveis pela evasão de nossos alunos em direção a cidades que oferecem melhores condições, mesmo que seja só de transporte. Agora, esclareço o motivo de tanto interesse em alunos de municípios mais relapsos, como você deve ter imaginado, o interesse é notoriamente financeiro. Pena que os responsáveis pela nossa educação (São Pedro) não tenham atentado para esse detalhe.

    ResponderExcluir
  3. Com a péssima qualidade do transporte escolar oferecido pela Prefeitura de São Pedro, o problema vai continuar. Coloca os ônibus adquirido junto ao MEC para levar os alunos para a UNIVERSIDADE e esquece que os recursos que chega a prefeitura vem do ensino fundamental.

    ResponderExcluir
  4. O transporte escolar da prefeitura é tratado como moeda de troca em apoio aos políticos que estão no poder a quase duas décadas. Cadê o desenvolvimento? A nossa educação está cada vez mais pior e a culpa não é só do professor, é do povo que continua votando atraído pelos favores pessoais etc. Acorda São Pedro, porque do jeito que está, não dá mais para piorar.

    ResponderExcluir
  5. É uma vergonha que em pleno milênio dos avanços tecnológicos, os alunos sejam transportados como gado. Vejam só o estado dos carros que transportam os alunos do Lameiro, Serrote, Furnas e digam se os alunos merecem serem tratados dessa forma.

    ResponderExcluir
  6. A educação nunca foi prioridade dos governantes brasileiros. Isto é histórico, pois um povo educado é um povo crítico, capaz de analisar os atos praticados pelos políticos contra si e reivindicador dos seus direitos.
    Nos últimos 20 anos, praticamente tivemos a universalização do acesso à escola, ou seja, hoje em dia só não frequenta uma escola quem não quer ou, no caso das crianças, por irresponsabilidade dos pais. Porém esta universalização não veio acompanhada de qualidade. Nossas escolas são verdadeiros depósitos de jovens e crianças que são jogadas lá muitas vezes sem um acompanhamento dos pais, apenas para garantir se garantirem nos programas sociais do governo. Também são jogados lá, desta feita pelo poder público, professores que só contam com um quadro e um giz (quando tem) para tentar dar um rumo à vida de dezenas de alunos sob sua responsabilidade.
    Para tentar sanar este problema, o governo federal adotou o sistema de distribuir recursos com base no número de alunos, ou seja, cada aluno representa um valor e o governo repassa aos estados e municípios de acordo com a quantidade de alunos matriculados.
    Dai nos chegamos a uma conclusão que a gestão da educação em São Pedro é tão amadora, que nem para garantir mais recursos para os cofres da prefeitura eles são capazes de fazer.
    As outras prefeituras estão apenas tirando proveito da letargia predominante hoje na gestão pública de São Pedro para adquirir mais recursos para a educação em seus municípios e assim oferecer melhores escolas e valorização dos seus profissionais.

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.