A presidente Dilma Rouseff vai assinar a ordem de
serviço da obra de duplicação da BR-304 no dia 23 de janeiro, durante a vinda a
Natal para a inauguração da Arena das Dunas. Orçada em R$ 233 milhões, a obra
na rodovia inclui a duplicação de 16 quilômetros da Reta Tabajara, construção
de oito viadutos e a abertura de marginais em 21,7 quilômetros da rodovia,
situados entre o Viaduto Trampolim da Vitória, em Parnamirim, e o entroncamento
com a BR-226. A previsão de início das obras é a segunda quinzena de fevereiro.
O Departamento Nacional de Insfraestrutura de
Tranportes (DNIT) – responsável pelos serviços na BR-304 – também deverá
iniciar neste ano as obras complementares na BR-101, que envolvem a construção
de seis viadutos, de uma passagem inferior (trincheira) para acesso a Avenida
Maria Lacerda Montenegro, além de ampliação das marginais entre o Viaduto de
Ponta Negra e o acesso a Pium, em Parnamirim. A apresentação das propostas está
marcada para o dia 26 de fevereiro.
Para os trabalhos na BR-304, a empresa contratada
foi a gaúcha SBS Engenharia. De acordo com o DNIT, serão construídos oito
viadutos, sendo três deles no entorno de Macaíba. Um deles será erguido no
girador que fica antes da chegada ao município, no sentido Natal-Macaíba. Em
seguida, um segundo viaduto terá lugar no cruzamento da Avenida Jundiaí
(primeira entrada de Macaíba). Mais a frente, na entrada da cidade que dá
acesso a Prefeitura, um terceiro viaduto será responsável pela ligação da
Avenida Geraldo Melo/ Rua Severino Galdino Ribeiro com a rodovia.
A instalação de outros cinco viadutos está prevista
para o trecho que antecede o girador de Macaíba, ligando marginais a BR, e
também ao longo da Reta Tabajara. De acordo com o superintendente regional do
DNIT, Walter Fernandes, as desapropriações não deverão ser um problema para a
obra, visto que “cinco ou seis” propriedades localizadas nas proximidades da
entrada de Macaíba deverão passar pelo processo, somando cerca de 6 mil metros
quadrados de área. “Praticamente toda a rodovia está dentro da faixa de domínio
do DNIT”, afirma.
Segundo Walter Fernandes, a obra na BR-304 vai
trazer mais segurança e permitirá maior fluidez para o trânsito na região. “A
duplicação e adequação da Reta Tabajara vai contribuir para a diminuição do
número de acidentes com mortes e vai melhorar o trânsito, que hoje é
complicado”, diz.
A expectativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é
que a duplicação da Reta Tabajara possa reduzir o número de acidentes de maior
gravidade que ocorrem nesse trecho da BR-304. Dados da Polícia Rodoviária
Federal (PRF) mostram que, de 2012 para cá, esses 16 quilômetros da rodovia
registraram três mortes em cada ano. Foram 13 feridos graves contabilizados em
2012 e mais 10 no ano passado.
“A BR-304 perde para a BR-101 em número absolutos
de acidentes, mas em gravidade ela supera”, explica o inspetor da PRF, Everaldo
Morais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aqui é o seu espaço.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.