quinta-feira, 24 de novembro de 2011

OPERAÇÃO SINAL FECHADO

João Faustino está preso
Sinal fechado para vários políticos e empresários envolvidos em um esquema de corrupção que iria dar muito prejuízo ao povo e ao estado do Rio Grande do Norte. A origem das investigações do Ministério Público foi o contrato a empresa INSPAR para fazer a vistoria de todos os veículos registrados no RN. A governadora Rosalba suspendeu tão logo assumiu o governo o contrato com a empresa. Foram 14 mandatos de prisão e 25 de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. As ações foram simultâneas e feitas logo nas primeiras horas da manhã para evitar possíveis fugas.
O esquema era tão amplo que até mesmo a lei que institui a inspeção dos veículos foi elaborada pela própria quadrilha que também redigiu o edital de licitação totalmente direcionado para atender aos interesses da empresa. 
Quem comandava a quadrilha era o empresário e lobista George Olimpio que teria pago propinas para Iberê Ferreira de Souza (ex-governador), João Faustino Ferreira Neto (suplente de senador e ex-deputado federal), Lauro Maia (filho de Vilma de Faria, ex-governadora e que já foi preso por outro caso de corrupção) e Marcus Vinícius da Cunha (Procurador-geral do DETRAN na época).
O MP requereu o sequestro de bens no valor de R$ 35 milhões, valor estimado das fraudes.
SAI LISTA DE PRESOS
O Ministério Público divulgou no final da manhã desta quinta-feira (24) a lista com os nomes dos 14 presos na operação Sinal Fechado. Dos 14, três foram detidos preventivamente. Os demais cumprem prisão temporária.
Os mandados de prisões preventivas são para: George Anderson Olímpio da Silveira, Marcus Vinícius Furtado da Cunha e Alcides Fernandes Barbosa.
As prisões temporárias são para: João Faustino Ferreira Neto, Carlos Alberto Zafred Marcelino, Nilton José Meira, Flávio Ganen Rillo, Carlos Theodorico de Carvalho Bezerra, José Gilmar de Carvalho Lopes, Edson Cézar Cavalcante Silva, Marco Aurélio Doninelli Fernandes, Caio Biagio Zuliani, Fabiano Lindemberg Santos Romeiro e Marcus Vinícius Saldanha Procópio.
Todos os 14 mandados de prisão foram expedidos pela juíza Emanuella Cristina Pereira Fernandes, da 6ª vara Criminal de Natal. Além desses mandados de prisão, a magistrada assinou outros 25 de busca e apreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.