terça-feira, 15 de novembro de 2011

MAIS DE 100 MUNICÍPIOS DO RN NÃO CONTAM COM EFETIVO DA POLÍCIA CÍVIL

A delegada Ana Cláudia Saraiva Gomes, presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN (Adepol), apresentou na semana passada, em Natal, um relatório sobre a situação estrutural da Polícia Civil no Estado. De acordo com os dados, dos 163 municípios do Rio Grande do Norte, 124 não contam com a presença da polícia judiciária. A perspectiva é que com a nomeação dos novos agentes, escrivãs e delegados, o problema seja amenizado.
Em entrevista na Rádio Caicó AM, a delegada disse que a associação luta para "Colocar efetivo nas cidades sedes de comarca de modo que a população tenha acesso ao serviço de polícia judiciária, melhorando assim a investigação dos crimes e combatendo o tráfico de drogas".
No Seridó só há delegado de carreira em nas cidades de Caicó e Currais Novos, e eles atendem ainda aos demais municípios da região. O delegado regional, sediado em Caicó, atende a mais de 20 delegacias. O outro é o titular da DP municipal, e tem que dar conta de especializadas, como é o caso da DEA - Adolescente Infrator - e da DEAM - Mulher.
"No Seridó, a maior parte das cidades não conta com efetivo da Polícia Civil, o que dificulta bastante o trabalho de elucidação dos crimes. Outra coisa é que apenas um delegado tem que responder por várias DPs. É impossível uma pessoa estar em dois lugares ao mesmo tempo, sem falar que falta armamento, falta viatura, estrutura dos prédios de delegacia", relata.
Os dados mostrados pela delegada Ana Cláudia apontam que noventa cidades do interior não contam com viaturas da PC. Nestes locais só existe a presença da Polícia Militar, que muitas vezes faz o serviço da Polícia Judiciária.
"Nestes municípios, os TCOs, BOs, Inquéritos e Autos de Prisão em Flagrante, que são procedimentos que devem ser feitos por policiais civis, ficam comprometidos haja vista a inexistência de efetivo, viaturas e estrutura", afirma.
Ana Cláudia espera que nos próximos dias seja julgado na Justiça um pedido obrigando o Estado a contratar os novos Agentes, Escrivãs e Delegados. Por outro lado, o Governo se manifestou nesta segunda-feira (14) afirmando que não há previsão para nomeação dos novos policiais.
* Fonte: Blog de Sidney Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.