sábado, 12 de novembro de 2011

REFLETINDO A NOSSA EDUCAÇÃO

NOVA DIREÇÃO NA EEPPA
Em conversas com a nova direção que assumirá em janeiro de 2012, observamos uma vontade enorme de trabalhar. A professora Dorinha, vice-diretora, com quem tivemos maiores contatos, nos demonstrou estar muito consciente da responsabilidade e cheia de projetos que precisam do apoio da equipe escolar e, em especial, do alunado, para serem concretizados. Pequenos problemas que tem feito a diferença negativa, nos últimos tempos, e as boas ações realizadas pelas gestões anteriores, serão o ponto base para reflexão no trabalho que pretendem desenvolver e melhorar os resultados. Vamos esperar o melhor.
ESCOLAS MUNICIPAIS
Vivemos um contraste muito particular em nossa educação. Durante a administração da atual Secretaria, Veridiana, pudemos compartilhar do seu interesse em melhorar as condições educacionais e os índices de aprendizagem, mas, infelizmente existem muitas dificuldades a serem enfrentadas e hoje vivemos escolas onde faltam materiais e até cadeiras para os alunos, como é o caso de Lagoa do Canto, segundo as professoras locais. Mas foram adquiridos móveis novos e em 2012 o problema deverá ser amenizado.
Já na questão pedagógica, temos professores qualificados, em sua maioria, e uma deficiência muito grande na aprendizagem de nossos alunos. Ainda tem faltado um trabalho mais intenso e de maior assistência aos professores, no sentido de favorecer o trabalho em sala. Mesmo com algumas investidas, entendo que falta maior autonomia para a coordenação pedagógica que tem boas ideias, mas esbarra na burocracia imposta.
Na questão financeira, não se tem muito o que reclamar. Na região, até onde temos conhecimento, São Pedro é o único município que contemplou seus educadores com a totalidade do reajuste do piso salarial nacional. Faltando apenas adequar o retroativo referente aos meses iniciais de 2011.
Em suma, as condições oferecidas em nossas escolas está longe do ideal, mas os resultados poderiam ser melhores. E, atendendo ao nosso leitor que comentou e nos pediu para sugerir e não só criticar, sugerimos que educadores e dirigentes aproveitem o final de ano e façam uma análise. Primeiro uma auto-avaliação e segundo sentem e de espírito aberto, busquem o melhor para nossa educação. Os nossos alunos e filhos merecem.

3 comentários:

  1. A educação de São Pedro não vai boa porque não tem pessoas competentes na secretaria de educação. Na escola de Lagoa do Canto não existe caixa d'agua, na cozinha é um tambor de 200 litros, isso é que é administrar com competência o nosso município.

    ResponderExcluir
  2. tem professor que não cumpre com suas obrigações.

    ResponderExcluir
  3. A secretária tem interesse em melhorar a educação. Então pq ela deixa que os alunos cheguem até o 3º e 4º ano sem ler e escrever? Ela sabe disso e não toma providências.

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.