domingo, 27 de novembro de 2011

1º ENCONTRO DE BLOGUEIROS


Neste sábado ocorreu o 1º Encontro de Blogueiros da Região Potengi. Uma idéia que surgiu e foi sendo amadurecida até ser efetivamente concluída. 

Foram feitas algumas reuniões para organização onde estiveram presentes a colega Fabricia Santos, Johan Adonis, Harisson, Chiquinho Luiz e Guiba Garcia. 

Uma das primeiras reuniões para organização do evento
A grande articuladora do evento, sem dúvida alguma, foi a Fabricia. 

Recebemos ilustres convidados, dentre eles Anna Ruth Dantas e Woden Madruga, ambos do jornal norteriograndense Tribuna do Norte. Além do advogado Dr. Antônio Campos e alguns prefeitos e vereadores da região Potengi.

A 1º palestra foi ministrada pela simpática Anna Ruth, que discorreu a cerca da responsabilidade que tem cada pessoa que se arrisca a ser blogueiro. Afirmou ainda que cada blog deve ter personalidade própria e até citou como exemplo de maior numero de acessos o Blog Atualidades. O plágio também foi um tema muito debatido, tendo em vista exemplos pessoais da jornalista, que abomina essa pratica. Não que seja terminantemente proibido copiar matérias de outros portais, mas que os devidos créditos sejam divulgados. Anna faz uso do vídeocast, que é a coisa escrita sendo apresentada em vídeo pela blogueira, o que permite um contato mais direto com o internauta já que a linguagem oral é mais abrangente que a verbal.

Na 2º palestra foi a vez do grande Woden Madruga, que com sua vasta experiência deu uma aula a todos os presentes. Discorrendo sobre o uso da mídia digital e escrita, disse que prefere a segunda e sendo questionado por um dos presentes sobre a dúvida na existência no futuro do jornal escrito, afirmou, com toda a convicção que lhe foi permitido para o momento, que nunca este iria ter um fim. O nosso blog, na voz de Guiba Garcia, aproveitando a oportunidade questionou Woden a cerca da existência da mídia partidária e sobre a importância dos blogs na resolução dos problemas sociais, citando como exemplo o problema da escola do sitio, onde foi feita uma denuncia no JSP NEWS sobre a precariedade das instalações da mesma. Woden respondeu claramente, e duvidosamente para mim, que a mídia partidária não existe. Sinceramente acho que o mesmo esqueceu que o jornal para o qual trabalha foi criado por Aluisio Alves. Alves é uma das famílias que domina a política do estado do RN. Sobre a importância dos blogs na resolução dos problemas sociais, o jornalista falou veemente que a presença de denúncias em mídias digitais é fundamental visto que alcança um maior número de pessoas num espaço de tempo menor. 

Dr. Antonio Carlos, a 3º palestra, se disse muito lisonjeado pelo convite e foi um excelente orador respondendo com sabedoria e coerência todas as dúvidas que surgiram no momento. 

Por fim, o 1º Encontro de Blogueiros foi um sucesso! Foi muito bem representado e organizado. A democracia da Região Potengi se fortalece com o crescimento da Rede. E, como blogueiro, espero fazer crescer a responsabilidade social que o Atualidadesp assumiu. O blog surgiu para ficar ao lado do povo, e só.
Blogueiros da Região Potengi
Muito obrigado a todos vocês que nos acessam, a todos vocês que nos motivam, pois sem suas denúncias, sem seus comentários e sem os seus acessos o blog deixaria de existir.

Guiba Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.