quarta-feira, 23 de maio de 2012

A CULTURA NOSSA DE CADA DIA


Um texto espetacular foi postado por Fabrícia Santos em seu Blog e eu gostaria de trazer, ao conhecimento do leitor do Atualidadesp, recortes do mesmo. Quem sabe, assim, alguém pode me responder (com o devido respeito do nosso leitor) a pergunta que não cala: "TEM RAPARIGA AI?"

PELA CRITICA DE ARIANO SUASSUNA SOBRE O FORRÓ ATUAL, POR DIEGO ROCHA
Quando vou a um “forro universitário”, um costume raríssimo de minha pessoa (pois não tenho cérebro para isso; estômago, talvez, através de muita cachaça…), me deparo com músicas que denegrecem, que diminuem as pessoas, especialmente as mulheres.
Eu confesso abestalhado que ainda não entendo a razão de jovens (de minha geração Internet, e muita coca-cola, zero), que se dizem alfabetizados (nada contra a triste realidade dos analfabetos no Brasil), “informatizados”, filhos do pai e da mãe (até onde se sabe), que estão estudando, se educando (pegam no livro, de vez em quando, para guarda: na bolsa ou na estante), ter de “louvar” paredões de som, pelo dialeto tribal: tchu tcha tcha…
[...]
“’Tem rapariga aí? Se tem, levante a mão!\’. A maioria, as moças, levanta a mão. Diante de uma plateia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, e todas bandas do gênero). As outras são \’gaia\’, \’cabaré\’, e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.
Pra uma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. [...] Calcinha no chão (Caviar com Rapadura), Zé Priquito (Duquinha), Fiel à putaria (Felipão Forró Moral), Chefe do puteiro (Aviões do forró), Mulher roleira (Saia Rodada), Mulher roleira a resposta (Forró Real), Chico Rola (Bonde do Forró), Banho de língua (Solteirões do Forró), Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal), Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada), Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca), Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró), Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró). Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.
Leia a íntegra da matéria no blog da  Fabrícia Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.