domingo, 19 de agosto de 2012

A CRUZ DO DÍZIMO EM SÃO PEDRO

A Igreja Católica de São Pedro recebeu na última sexta-feira, 17/08, a Cruz do Dízimo. A peregrinação da Cruz da Catedral visita municípios no interior do Estado e ficou em nossa cidade durante todo o final de semana. Na sexta houve missa em recepção à Cruz, no sábado aconteceu o ofício, no domingo esteve presente ao lado do altar durante a celebração e a Igreja convida aos fiéis para seguirem em carreata a viagem da Cruz que sairá nesta segunda (20), às 18 horas com destino a Elói de Souza.
A HISTÓRIA DA CRUZ DA CATEDRAL
No dia 12 de abril de 1974, numa sexta-feira santa, na Celebração da Paixão de Cristo, foi inaugurada e abençoada a grande cruz-movimento da catedral de Nossa Senhora da Apresentação de Natal-RN. As cruzes do monumento, em número de três, simbolizando o próprio Deu, Pai, Filho e Espírito Santo, estão entrelaçadas e tem braços que apontam para todas as direções, lembrando que a salvação que Cristo nos trouxe, pela Cruz, é universal, é para todas as pessoas, todos os povos e culturas.
Construída como marco da Nova Catedral de Natal, as cruzes indicam, também que esta é a Igreja mãe de toda a arquidiocese. daqui o bispo governa, ensina e santifica toda a Igreja Particular espalhada em toda a extensão da arquidiocese; do agreste ao vale do Açu; do Trairi ao Litoral.
A Pastoral do Dízimo, celebrando 15 anos de ação evangelizadora na arquidiocese, faz peregrinar este monumento pelas regiões pastorais, lembrando que, também a missão do dízimo é urgente, ampla e includente. O dízimo é compromisso de todos e deve favorecer o bem para todos. As três cruzes, também indicam para a pastoral, as três dimensões do dízimo: religiosa, missionária e social.
O coração partilhado aos pés da cruz simboliza todos os corações dizimistas que, ao longo destes 15 anos, se deixaram sensibilizar pela pastoral e tornaram-se dizimistas da devolução material, do compromisso pastoral e da adesão a jesus e seu reino de amor, justiça e paz.
Com informações da Professora, e colaboradora do blog, Hiraneide.