A notícia veiculada pelo blog JSP Notícias de que a Prefeita Robenice está preocupada com a situação das drogas em nosso município e que tem como uma das primeiras ações a serem tomadas a criação de uma Secretaria de Esportes, investindo em alguém que possa levar os jovens para a prática do esporte e, assim, ficarem menos vulneráveis às drogas, soa como uma luz no fim do túnel, porém, ainda muito frágil.
A situação em nossa cidade, no que se refere à ociosidade das crianças e adolescentes e aumento da incidência dos efeitos das drogas sobre estes, apresenta uma situação de risco que merece uma reviravolta e o trabalho conjunto de toda a nossa população.
A começar pelo poder público que precisa dar as condições para que as Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e a de Esportes, que será criada, possam executar suas funções e as pessoas que estão diretamente ligadas a estas secretarias estejam comprometidas com a causa.
É preciso, ainda, que órgãos como, Secretária de Segurança, Conselho Tutelar e Polícia Militar tenham um projeto conjunto de prevenção e combate. Que estas instituições que asseguram a lei no município estejam engajadas nas ações das secretarias citadas anteriormente.
Que os nossos vereadores, políticos (situação ou oposição), Igrejas, sociedade em geral, todos, vistam a camisa branca da paz e da esperança. Esqueçam as cores partidárias e as ambições pequenas e individuais.
Não precisamos, nem devemos lutar contra os que usam a droga. Esses são nossos filhos, amigos, irmãos, alunos, vizinhos... Precisamos lutar contra esse mal que nos rouba essas pessoas que poderiam estar contribuindo para o crescimento desse pequeno, mais belo, pedaço de chão que habitamos.
A sociedade se choca com a morte de Dedé e alguns choram a trágica forma como foi tirada sua vida, mas esta sociedade também precisa chorar por aqueles que tiveram suas vidas, suas inocências e suas dignidades roubadas pela maldade, pela droga e pela exclusão social. Os que o mataram também são vítimas dessa realidade e não podemos perder outros jovens que estão aqui ao nosso lado e que em um futuro muito breve poderão também deixar de ser nossos amigos, filhos ou irmãos, para serem bandidos encurralados nas cadeias da vida.
Acorda São Pedro!