terça-feira, 16 de julho de 2013

LEITOR DENUNCIA: BANHEIRO PÚBLICO ABANDONADO

O blog é o espaço do leitor e e deve servir para que este exponha seus elogios e críticas diante das diferentes situações vivenciadas. Um problema de saúde pública foi observado pelo leitor Gileno Wagner e o mesmo enviou o texto e imagens para que pudéssemos publicar aqui e cobrar das nossas autoridades a solução que, cremos, já passou do tempo. Confira:

FAÇAM O QUE DIGO, MAS NÃO FAÇAM O QUE FAÇO
Enquanto a população de nossa cidade sofre e luta para combater os focos de muriçocas e do mosquito da dengue, a administração municipal e os responsáveis pela saúde pública em nosso município dão exemplos de total descaso e negligência.
Enquanto todos esperam do poder público ações eficazes no combate a estes mosquitos, ele permite de forma consciente que um prédio público (mercado municipal) sirva de criadouro há vários anos para esses insetos.
O banheiro público que atende aos comerciantes em dia de feira há décadas sofre com o abandono e a falta de higiene.
Há no local um tanque de alvenaria sem qualquer cobertura e que conserva água parada, perfeito para o desenvolvimento das larvas do mosquito da dengue. Além disso, há ainda nos banheiros, dois vasos sanitários que tiveram suas bases quebradas, talvez com o intuito de economizar água, mas que permitem que todo o fedor da fossa séptica exale por eles.
Como se não bastasse, ainda há um buraco para a fossa no piso do sanitário, que torna irrespirável e insuportável a permanência de qualquer “ser vivo” naquele ambiente ou em sua redondeza. A limpeza é feita de forma precária e eventualmente, usando-se água e sem nenhum tipo de desinfetante.
Apesar de já termos água saneada em nossa cidade há mais de uma década, a administração municipal parece não achar necessário sanear o local, como se os cidadãos que ali frequentam fossem indivíduos de menor valor, que não merecessem qualquer respeito ou dignidade.
Há vários anos os vizinhos tentam, sem sucesso, convencer a prefeitura a promover uma reforma no local, ou ainda, retirar dali esse infortúnio. Até mesmo a promotoria de São Paulo do Potengi já tentou mediar uma solução para o problema, mas também não logrou êxito.
A atual secretária de saúde já foi avisada e ao que parece também não tomou qualquer providência. Resta-nos apelar mais uma vez para o bom senso e a para os princípios de responsabilidade e dignidade da administração pública, afim de que encontrem com a maior brevidade possível uma solução definitiva para o problema.

Gileno Wagner

8 comentários:

  1. quero lembrar a população de são pedro q esse banheiro só esta nessa situação porque O SENHOR SEU JILENO denunciou a reforma que prefeitura estava fazendo parando a reforma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quero tb comunicar ao anônimo desenformado que se o senhor GILENO (escreve-se com G e não com J), denunciou a obra que estava sendo feita é pq ela estava irregular ofendendo aos seus direitos como cidadão e tão logo isso é verdade que a promotoria embargou a abra dando reconhecimento aos direitos do senhor Gileno como sendo a parte do processo a estar sendo prejudicada no caso, por tanto não queira colocar a culpa da irresponsabilidade em quem é vítima do descaso público coloque-se no lugar do outro e veja se vc aguentaria a viver do lado de um ambiente insalubre isso não é uma questão política e sim de qualidade de vida e direitos, o poder público ele existe para nos defender e não nos prejudicar. Parabéns Gileno se todos os cidadãos fossem igual a vc e luta-sem por seus direitos e reconhecessem o do outro talvez não existe-sem nem bajuladores iguais a esse. Acorda SãO Pedro!!

      Excluir
  2. A VERDADE NUA E CRUA17 de julho de 2013 às 18:39

    como é que um estabelecimento onde vende alimentos nas segundas-feiras principalmente carnes ,tem um banheiro nesse estado de conservação sem um pingo de controle higiênico-sanitário? deve-se haver uma denuncia para um órgão especializado nisso,gente isso é um perigo para a saúde das pessoas.

    ResponderExcluir
  3. É vergonhoso, mas ainda existem muitos cidadãos em nossa cidade que tentam transformar todos os graves problemas vivenciados por nós em uma mera politicagem, uma coisa fútil, sem importância.

    Isso só me convence cada vez mais que a solução desse caso passa mesmo por uma questão política, pois será que esse banheiro, com toda a sua podridão e focos de dengue e muriçocas, ainda estaria ali se do lado dele morassem correligionários ou parentes dos gestores de nosso município?

    E só para esclarecer, o embargo à obra do prefeito anterior foi feita pela promotoria de São Paulo do Potengi que concluiu que a solução encontrada pelo então prefeito só iria aumentar ainda mais o problema.

    Ou alguém acha que ter um banheiro público (com todo o descaso e abandono que são tratados) praticamente na porta de sua casa seria solução para o problema?

    Exatamente, o prefeito para solucionar o problema queria construir um outro banheiro, agora com a entrada ao lado da porta de minha casa. Não seria mais inteligente propor a reforma do banheiro onde ele está hoje, deixando o acesso apenas pela rua de traz, onde acontece a feira livre e há vários barracos que funcionam como barzinhos?

    Você aceitaria a obra proposta pelo prefeito? Não tratava-se ali de uma solução aceitável e digna, mas sim de uma represaria pela denuncia feita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa gileno vc está errado cara, pediu pra embargar e agora reclama da paralização

      Excluir
  4. Gente as pessoas do nosso país estão nas ruas indignados com tantos políticos corruptos e usam o poder público para se beneficiar e esquecem de direcionar seu trabalho para os interesses do povo. Só em SP que ainda existe pessoas que acham que guando um político ganha ele é apenas para servir aos seus que o elegeu, chega disso nós estamos vivendo um outro momento político e democrático onde se tem mais é mesmo que gritar e botar a boca no mundo exigindo nossos direitos, é mesmo inaceitável um banheiro imundo daquele no centro da cidade, nem msm as pessoas que vem pra feira utilizam aquela pocilga é usado por bêbados que não têm noção do pesemo estado do local. Chega de tanto baixar a cabeça pra tanto descaso!

    ResponderExcluir
  5. Fico aqui me divertindo lendo esses coisas o carra diz que estão querendo transformar assuntos graves em politicagem olha só ele é quem esta fazendo politicagem.... meu carro melhore...

    ResponderExcluir
  6. Contra fatos não há argumentos. Quem estiver achando que trata-se de politicagem minha, que vá fazer uma visita ao local e supere o desafio de passar 5 minutos respirando lá dentro.

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.