segunda-feira, 25 de julho de 2011

O QUE É GREVE?

POR ILDEN ROCHA
O que é Greve? Segundo Aurélio, greve é um substantivo feminino. Recusa, resultante de acordo, de operários, estudantes, funcionários, etc., a trabalhar ou a comparecer onde o dever os chama até que sejam atendidos em certas reivindicações.
Na última quarta feira dia 20 de julho, às 17:30h na Escola Winston Churchill acabava a greve dos professores da rede pública estadual. Depois de 83 dias de paralisação, os professores retomam suas atividades. Foi uma greve histórica, até então a greve mais longa na história do sinte/RN, superando a greve no governo de Geraldo Melo que atingiu 79 dias.
Afinal, qual foi a conquista da categoria com a greve? Quase nada. Apenas foi garantido a categoria, a revisão do Plano de Cargos e Carreira, garantia essa feita pelo secretário Paulo de Tarso Fernandes, da Casa Civil. O governo em todas as negociações com o sinte/RN, foi irredutível, dizendo que daria 34% de aumento dividido em 04 parcelas para setembro, outubro, novembro e dezembro e daria já no mês de janeiro de 2012 os 21,76% de reajuste do Piso Nacional de Salário do Magistério.
A greve deste ano, foi atípica, muito longa e com poucas conquistas. Ficou apenas a lição, greve já não faz medo ao governo, em todo momento o governo ficou calado, esperou o tempo passar e agiu no momento chave, quando a greve ameaçou o calendário escolar, entrou com uma ação no Tribunal de Justiça, através do seu procurador Miguel Josino. O Tribunal de Justiça do RN, julgou a greve abusiva, e ainda, que todos os professores voltassem imediatamente para sala de aula e para o sinte/RN multa diária de R$ 10 mil reais. Mesmo depois da decisão do Tribunal de Justiça, a categoria decidiu em Assembleia a manutenção da greve. Com essa decisão da categoria pela continuidade da greve, entra em cena 16 promotores de justiça, exigindo do governo a punição dos grevistas com o corte do ponto e até mesmo com demissão dos docentes.
Os sindicatos vão ter que inovar com relação a greve, pois fazer greve, já não põe medo nos governantes, basta silenciar e acionar a justiça, e na minha humilde opinião, fazer greve já não garante conquistas salariais e melhorias no trabalho, então daqui pra frente, temos que repensar em um novo formato para pressionar os governos a cumprir com os direitos adquiridos. Afinal, professores que deveriam ganhar o piso salarial desde janeiro de 2011 vão somente ganhar em dezembro de 2011 na última parcela dos 34%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.