quinta-feira, 13 de outubro de 2011

BRASIL E COLHER DE PEDREIRO NÃO MUDAM

Karl Marx achava que a sociedade norte-americana era bárbara. Imagine o que diria se conhecesse o Brasil, ou como diria um amigo, especialmente o Maranhão. Nós somos tão atrasados e conservadores que geramos uma das piores classes política do mundo.

O Brasil trata-se mesmo é de um país extremamente difícil de se renovar, o que fica patente, claro, quando imaginamos que a "nova juventude" que entra na política vai promover a renovação, melhorando os costumes, e o que se vê é a perpetuação do erro. E por que isso? Porque parece que no Brasil é mais fácil viver do erro do que viver das virtudes que buscaria consertar os erros.

Parece mesmo que o nosso desejo não é o de melhorar nada, e sim, piorar. Nunca um slogan coube tão bem entre nós: "quanto pior, melhor". A pergunta que cabe é: "melhor para quem?". Ora, essa idéia de perpetuar os erros e não a virtude é tão forte que o melhor exemplo e atual é o PT que não deixou de sucumbir ao mar de corrupção e de perpetuar-se retrógrado. Mas adianta?

Ora, é fácil, facilíssimo lembrar que antes de assumir o poder, esse partido criticava a união dos partidos que ele chamava de conservadores. Quando chegou ao poder o que houve? Uniu-se e juntou-se a eles. Quem mudou? Afinal, foi o PT que cedeu (estrategicamente) ou eles, os conservadores que avançaram? Não é para rir uma coisa dessas?

A união entre o PT com os partidos acusados de conservadores por eles foi tão forte, que o PT terminou seguindo à risca o mesmo modelo de fazer politica, de politica econômica (ops! Olha a inflação ai acima de 7%), as metas de inflação, os conchavos políticos etc, etc. Antes o PT perguntava: "qual a diferença entre Sarney e Fernando Henrique?", hoje sem moral, ele não pergunta: "qual a diferença entre Lula e Sarney?".

Bom, mas há uma coisa em que o PT inovou, sendo algo realmente criado por eles: o mensalão. Interessante que se o PT achava que o empecilho para o partido seriam os partidos acusados de conservadores, hoje não é mais. Quem persegue o PT (a banda boa) é a justiça que vai julgar o Mensalão, ou então, a presidente Dilma (que saiu do ventre do PT), mas que já demitiu 5 ministros do governo anterior acusados de corrupção.

Afinal, somos ou não somos um país conservador? Isto é, no erro? E ainda acusamos os americanos de conservadores. Bom, nesse caso podemos perguntar: e o que somos? A vanguarda? Marx realmente não conhecia o nosso país.


via Espaço Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.