quarta-feira, 22 de maio de 2013

PRAZO PARA CRIAÇÃO DOS PORTAIS DA TRANSPARÊNCIA ESTÁ ACABANDO


A Lei Complementar nº 131/2009, conhecida como Lei da Transparência, completará quatro anos no próximo dia 27. Esta é a data limite em que todos os municípios com menos de 50 mil habitantes devem disponibilizar, em tempo real, informações sobre suas execuções orçamentárias e financeiras por meio de um portal da transparência.
Os municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, a contar de 2009, tiveram dois anos para se adequar a Lei da Transparência. União, estados, Distrito Federal e municípios com mais de 100 mil habitantes tiveram o prazo de um ano, portanto 2010, para fazer o mesmo.
Já a Lei nº 12.527/2011, Lei de Acesso à Informação (LAI), vigente desde 16 de maio do ano passado, completou um ano na última quinta-feira. Ela garante a qualquer cidadão o direito de solicitar informações públicas sem precisar se justificar.
Consequências
Caso descumpram as determinações legais, as prefeituras, que tiveram quatro anos para se adequar a Lei da Transparência, podem ser punidas com a suspensão das transferências de recursos, como os oriundos de emendas parlamentares e o dinheiro de programas dos ministérios.O diretor executivo da Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo, afirmou que mesmo com a criação de portais de transparência em todos os municípios, é muito pequena a quantidade de solicitações das pessoas, o que não gera movimentação dos órgãos públicos em divulgar informações. “O fluxo depende mais da demanda do que da oferta. Quando houver interesse da sociedade a transparência funcionará”, acredita.