quarta-feira, 9 de abril de 2014

REAJUSTE NA CONTA DE LUZ

O reajuste varia para residências e indústrias, por exemploA conta de energia elétrica poderá chegar mais cara às casas dos potiguares a partir do dia 22 deste mês. O percentual do reajuste anual sobre a tarifa deverá ser definido no próximo dia 15, durante reunião da área de regulação econômica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com informações da Agência, a proposta de reajuste tarifário anual encaminhada pela Cosern considera um índice de 17,69%, mas esse valor poderá mudar. 
O peso do reajuste varia de acordo com a classe de consumo. Há o grupo em que se incluem as residências e que representa cerca de 99% dos clientes da concessionária. São os consumidores de baixa tensão. Por outro lado, existem as indústrias e empresas comerciais, que são consumidores de alta tensão.
A Cosern comunicou através de sua assessoria que a Aneel é quem estabelece o reajuste, e no caso da companhia, como distribuidora, cabe repassar o reajuste definido pela agência aos consumidores no dia 22 de abril.
Em 2012, a Aneel aprovou um reajuste médio de 6,43% para as tarifas de energia cobradas no Rio Grande do Norte. Na época, o aumento ficou abaixo dos 11,39% propostos pela Cosern. Para os consumidores de baixa tensão, o aumento aplicado foi de 6,05%. Já para os de alta tensão, a alta foi de 7,35%, em média.

Já em 2013, o potiguar sentiu no bolso um reajuste médio de 3,42% na tarifa residencial. Para a indústria, consumidora de alta tensão, a alta foi de 7,33%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.