terça-feira, 23 de abril de 2013

SAÚDE EM SÃO PEDRO

Tenho utilizado este espaço para expor diversas situações que precisam ser melhoradas nos diversos setores do serviço público em nosso município. A saúde, por ser um setor que tem efeitos imediatos, tem sido muitas vezes criticada e a própria Secretária já utilizou o espaço para expor a situação e as dificuldades encontradas.
Continuamos com problemas no atendimento (não é privilégio nosso), temos uma ambulância (apenas uma) que não oferece condições de transportes adequado para os pacientes e inúmeros problemas que necessitam de soluções com urgência. E hoje estou utilizando, mais uma vez, o espaço para narrar outro episódio vivido por mim ao necessitar desta assistência.
Na última segunda-feira (22), meu pai teve um problema de saúde e eu busquei por celular a ajuda no Posto de Saúde. Atendido pela própria Secretária de Saúde, Sra. Carina Leite, a mesma me informou que a ambulância havia se deslocado a Natal e que não dispunha de veículo para o socorro. No entanto, veio neste momento o fato que quero narrar ao nosso leitor.
Na iminência da morte de meu pai liguei inúmeras vezes para a unidade hospitalar, sendo atendido em todas as vezes pela Secretária que, sabendo que havia ao meu alcance um veículo de um amigo, mobilizou-se no Posto e informou que havia um médico, uma enfermeira e que estavam no aguardo da chegada do paciente para o atendimento. Ao mesmo tempo que manteve a segurança e deixou claro que se chegasse ao hospital o meu pai teria feito o que estivesse ao alcance de sua equipe para salvar-lhe a vida.
Não é meu objetivo denegrir a imagem de ninguém, nem tampouco, exaltar à toa. Continuo acreditando que as condições da ambulância devem ser melhoradas, que o atendimento aos pacientes deve ser corrigido, quantitativamente e qualitativamente, e muitos problemas devem ser resolvidos. Todos de conhecimento geral. Porém, quero deixar aqui um recado à Sra. Secretária: diante de tantos problemas quase indissolúveis, é desse tipo de atendimento pessoal que a nossa população precisa. As pessoas precisam sentir segurança do outro lado do telefone ou ao serem atendidas no hospital, acreditarem que tem uma pessoa do outro lado que, impossibilitada de chegar ao local do ocorrido, busque as informações dê orientações, compreenda o desespero diante da dor e prepare sua equipe para receber. Depois de criticar e reafirmando que as críticas ainda virão, entendo que este é um momento de parabenizar-lhe.
Quando percebi meu pai fora de perigo e, vi o carro que presta serviço à saúde parado diante de minha casa senti que em algum lugar havia alguém preocupado com o meu problema e isso me deu uma segurança que, espero, não seja apenas para um professor-blogueiro, mas para cada cidadão desta cidade.

11 comentários:

  1. Agradeço em nome da equipe que estava à espera de Seu Joaquim, pois como enfermeira da comunidade onde ele mora desde Agosto de 2008, conheço bem a saúde do mesmo e todos os episódios de lá até aqui, então sabia exatamente o que poderíamos esperar. Que bom que ele está bem!
    Nos frustra também como profissionais ter apenas uma ambulância, pois dificulta muito o nosso trabalho.

    Gostaria também de aproveitar o espaço e relatar um fato que nos ocorreu: Recebemos 2 ligações no espaço de 3 minutos na quinta passada. Uma era uma senhora que estava com febre por causa de uma cirurgia infectada, mas sem risco aparente, segundo a solicitante. A segunda uma pessoas aos gritos dizendo que um jovem estava passando muito mal no Bairro dos Fiéis, chegou a dizer que ele estava morrendo. Como é de conhecimento de todos, temos um carro para essas situações, então, como a segunda ligação era mais urgente, o motorista foi até o local, para trazer o jovem até a unidade e depois ir buscar a senhora. Até aí tudo bem. A ambulância chega e desce um rapaz, com seus 16 anos, andando normalmente e me diz que quer um paracetamol porque está com dor de cabeça. Esse era o rapaz que estava morrendo. Queria apenas um comprimido para dor de cabeça.
    Muitas vezes nós mandamos o carro para situações por simplesmente acreditar no que nos contam, deixando alguém que REALMENTE precisa sem ter como se deslocar.
    Eu tenho esperança que um dia isso mude e as pessoas entendam que o nosso serviço é sério, estamos diante da situação de maior vulnerabilidade do ser humano que é a doença.

    Desculpa o desabafo mais uma vez! E estamos todos à disposição sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Ana, me permita o tratamento, essa é uma situação que todos os atendimentos de urgência (bombeiros, SAMU, polícias, entre outros)estão vulneráveis, no entanto, não custa nada me associar ao "desabafo" e pedir, mais uma vez, que as pessoas respeitem e compreendam que realmente este é um trabalho que lida com vidas e que há a necessidade de evitarmos trotes e solicitações desnecessárias. Mais uma vez agradeço e o espaço estará sempre aberto.

      Excluir
  2. MEU AMIGO FRANCISCO, MUITA SAÚDE A SEU PAI, E A SECRETARIA DE SAÚDE CREIO EU QUE SE A PREFEITURA DER UM SUPORTE MAIOR, ELA FARÁ UM TRABALHO DIFERENCIADO.

    ResponderExcluir
  3. HOJE QUARTA FEIRA 24-04-2013. UM FAMILIAR FOI ATÉ A UNIDADE DE SAÚDE, EM BUSCA DE ATENDIMENTO. CHEGANDO LÁ O MESMO RECEBEU A INFORMAÇÃO QUE SÓ HAVERÁ MÉDICO PRÓXIMA SEGUNDA. VC ENTENDERAM? NÃO VOU EXPLICAR. SE VC ESTIVER MUITO DOENTE E PRECISAR DE UM MÉDICO, VC TEM DUAS OPÇÕES.

    1° - ESPERAR ATÉ A PRÓXIMA SEGUNDA POR UM POSSÍVEL MÉDICO QUE VENHA A ATENDER NA ÚNICA UNIDADE DE SAÚDE DA CIDADE.
    2° - SEGUNDA E MAIS PROVÁVEL. PROCURE ZÉ MOSSORÓ (O COVEIRO). POIS JÁ QUE CHOVEU E O "CHÃO" TA MOLE ELE FARÁ UM PRECINHO BOM.

    ResponderExcluir
  4. Caro Cidadão Alerta,
    Infelizmente o médico que atende nas quintas e sextas, Dr.Campos, encontra-se hospitalizado. Doença é uma coisa que ninguém pode prever, sendo assim, não temos ninguém de sobreaviso para tal situação. Somos humanos (embora pouco lembrem disso) e adoecemos também.
    Amanhã estaremos recebendo a visita de um médico para conhecer a unidade e o serviço e SE DEUS QUISER, ele irá aceitar e passará a fazer parte do quadro de profissionais.

    Ofensas anônimas são muito fáceis de serem escritas. Espero que vc não precise do nosso atendimento, pois ao contrário do que vc pensa, existem pessoas qualificadas e um fluxo interregional preconizado pelo Ministério da Saúde para tal situação, mas se precisar, não ouse em nos procurar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de corrigir um erro: Onde coloquei ouse, gostaria de dizer exite em nos procurar. Serás bem recebido!

      Excluir
    2. *hesite
      (desculpa, existe uma coisinha chata no meu celular, chamado corretor ortográfico, que acaba criando palavras que não existem, ou colocando em outro idioma, foi o q aconteceu nesse último comentário)

      Excluir
  5. A saúde precisa de pessoas mais humanas porque todos nós pagarmos impostos e ninguém pode jogar certos comentários principalmente queme pago com nossos impostos; Eu sofri uma queda quando uma moto bateu em mim, e minha pressão ficou alterada fiquei no posto com a enfermeira tinha médico na cidade ,mas, não foi nem no posto. Graças a Deus fui a SãoPaulo do Potengi e fui medicada .Eu espero que DEUS toque nas mentes para que realmente o melhor aconteça para toda sociedade . Eu procuro sempre dizer ninguém melhor para cuida da SAÚDE Pública do nosso município uma pessoa que realmente conhecer o nosso povo e e sua realidade.

    ResponderExcluir
  6. minha amiga Ana Eliza vc defende tanto que em nossa cidade tem atendimento medico, tem sim, só pela parte da manhã ate nove dez horas da manhã e nem todos os dias a parte da tard e a noit se vc tiver de adoecer ou vai pra sao paulo do potengi ou morre em casa e aí que desculpa vc dará o nosso povo, senhorita Ana Eliza.

    ResponderExcluir
  7. Caro anônimo, defendo apenas a minha parte como profissional que se sente ofendida quando alguém de má fé diz que a cidade não possui nenhuma assistência. Vcs querem médico 24 horas, eu queria que tivesse também, aliviaria muito o meu trabalho, que ultimamente tem me levado à exaustão, trabalhando muitas vezes, mais do que meu organismo permite.
    O sucateamento da saúde é um problema nacional, que reflete em todas as esferas governamentais. Quando enviamos pacientes para São Paulo do Potengi, não é pq queremos e só, mas existe uma pactuação Estadual, onde o município de São Pedro PAGA para São Paulo atender, pois para o Governo, a nossa cidade é pequena demais para comportar um hospital, inclusive para eles o posto de saúde era para fechar no horário do almoço e a noite, não era para ficar ninguém além do vigia. Estamos tentando a todo custo mudar essa realidade.
    Coloco-me no meio pq sou uma pessoa que ainda acredita na humanização do atendimento e na bondade do ser humano, mas nada posso, a não ser trabalhar e oferecer o meu melhor a quem me procura, pois sou uma simples Enfermeira com ideais e sonhos.
    Quanto a desculpas ao povo, nem dou e nem darei, pois não é minha função. Como já disse, sou APENAS UMA ENFERMEIRA. Mas garanto, que todos, nesses 4 anos e 8 meses de trabalho, que me procuraram tiveram o seu problema, no mínimo, amenizado.

    ResponderExcluir
  8. Todos só fazem falar mal da saúde de São Pedro, más esse que falam são os que estão todos os dias no posto de saúde a procura de alguma coisa pra se ou pra algum familiar,existem problemas sim ,más vocês deviam falar que quando o médico sai do posto de saúde é porque ele vai atender a comunidade de Lagoa de Fora,Pedra Branca,Lagoa do Canto,Telha,Boa Àgua,Cordeiro,Vinte Nove,Lagoa do Sobrado e Machado,más vocês só veem o que querem, pontos positivos ninguém falar,que temos consultórios odontologico nas localidade de Lagoa de Fora e Lagoa do Canto que funcionar perfeitamente.Então gente favamos procurar o que oferecemos de melhor não um outro ou problema que venha existe,pois tem muita coisa boa que saúde oferecer.

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.