segunda-feira, 15 de abril de 2013

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZOU ENTREGA DE BICICLETAS ESCOLARES

Foto: Thiago Gravações
Na última semana a Secretaria de Educação de São Pedro realizou a entrega de sete bicicletas para estudantes da Comunidade de Coqueiros. A entrega foi realizada na sede da Prefeitura Municipal onde também funciona a Secretaria. A ação faz parte do programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e é uma parceria dos municípios com o Governo Federal, visando facilitar o acesso dos estudantes às escolas.
Outros estudantes da rede municipal deverão receber as bicicletas de acordo com o estudo feito das necessidades de cada um.

CONHEÇA UM POUCO MAIS DO PROGRAMA

Criado em 2007, o programa Caminho da Escola foi ampliado em 2010 para dar aos estudantes uma nova alternativa de acesso às escolas públicas: a bicicleta escolar. Esta ação foi concebida após estudos realizados pelo FNDE mostrarem que muitas crianças percorrem a pé, diariamente, de três a 15 quilômetros para chegar à escola ou ao ponto onde passa o ônibus escolar. A bicicleta pode diminuir o esforço diário desses alunos, possibilitando, ainda, a prática de uma atividade física saudável.
Concebida pelo FNDE e testada em laboratório credenciado pelo Inmetro, a bicicleta escolar já está disponível para que estados e municípios possam comprá-la com recursos próprios. Para isso, basta pedir adesão à ata de registro de preços do FNDE e fazer o pedido.
Padronizada, de baixo custo e concebida em dois tamanhos – aro 20 e aro 26 –, a bicicleta do Caminho da Escola também passou por teste de campo em 22 municípios das cinco regiões do país. No teste, os estudantes aprovaram o novo veículo.
A bicicleta tem quadro reforçado, selim anatômico, paralamas, bagageiro traseiro e descanso lateral, além de itens de segurança, como espelho retrovisor, campainha e refletores dianteiro, traseiro, nas rodas e pedais. Ainda vem com uma bomba manual para encher pneu e ferramentas de montagem e regulagem.
O pregão eletrônico de registro de preço da bicicleta escolar foi realizado em 2010. As atas de registro de preços foram assinadas em outubro passado e têm validade até outubro de 2011. O prazo para a entrega do veículo é de noventa dias, contados a partir da assinatura do contrato pelo fornecedor e pelo contratante.
Em 2011, o governo federal divulgou uma nova ação em relação ao Caminho da Escola: a doação, pelo FNDE, de bicicletas para municípios com até 5 mil alunos matriculados na rede pública de educação básica. Em maio, foi divulgada a lista dos primeiros 81 municípios beneficiados, num total de 30 mil bicicletas. Até o fim deste ano, o governo espera beneficiar 300 municípios com a doação de 100 mil bicicletas.
Para ser selecionado, o município precisa solicitar a doação e cumprir o critério de possuir, no máximo, 5 mil alunos matriculados na rede pública de educação básica.
Junto com as bicicletas, o FNDE doa capacetes, para reforçar a segurança dos estudantes.
São dois tipos de capacetes, para crianças maiores e menores. Ambos são fabricados com poliestireno expandido (EPS) de alta densidade, próprio para absorver impactos, e o casco externo é revestido em policloreto de vinila (PVC), material que funciona como deslizante. Ainda possui, na parte interna, espumas removíveis, com tecido lavável, tratamento antialérgico e que proporciona alta absorção de suor.
O pregão eletrônico dos capacetes já foi realizado e a ata de registro de preços está em vigência até fevereiro de 2012. Os municípios interessados também podem aderir ao pregão para comprar os capacetes com recursos próprios.

5 comentários:

  1. Mais uma vez hildem nao foi feliz

    ResponderExcluir
  2. este blog ontem foi a um treinamento e porque não postou nada ja que tirou varias fotos mostrem o trabalho da secretaria de educação ja que estão colocando as criticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao anônimo, infelizmente houve um problema com o provedor de internet e não pude colocar as postagens no momento adequado, porém, já estou atualizando as informações. Gostaria que se identificasse sem medo, não terá problemas quando cobrar a cobrança do blog. E é o nosso principal objetivo colocar as coisas boas. Abraço e espero sua contribuição.

      Excluir
  3. ao responsavel chiquinho luiz,como vocês dão a possibilidade de ficarmos anonimos e cobra a indentificação dos leitores,acho que como jornalista vocês estão ai pra receber elogios e criticas ate por que existe a liberdade de imprenssa e que eu saiba serve pra ambos os lados,diante mão agradeço e se puder ajudar vai ser um prazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cobrei a identificação, apenas tentei incentivá-lo a contribuir com o nosso blog de forma mais clara e de uma maneira que possamos agradecer diretamente esta contribuição. Pode ter certeza que sei a importância de uma boa crítica e espero jamais deixar de ouvir e buscar as melhorias que o leitor considerar necessária. Um abraço e fica a vontade para contribuir e cobrar.

      Excluir

Aqui é o seu espaço.