sábado, 27 de abril de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE EVENTO NO DIA DE PREVENÇÃO À HIPERTENSÃO

Ontem, 26 de abril, foi o dia nacional de prevenção e combate à hipertensão. A Secretaria de Saúde do município de São Pedro realizou um evento onde reuniu a comunidade para alertar sobre esse mal que acomete grande parte da população.
Nas primeiras horas da manhã, em frente ao Posto de Saúde, foi colocada uma tenda e teve início a programação com a enfermeira Ana Elisa alertando a todos sobre os cuidados a serem observados diante da hipertensão e esclarecendo as dúvidas dos populares.
Em seguida começaram os atendimentos com aferição da pressão arterial e cálculo do IMC com a nutricionista Joana Sueli. Uma dinâmica realizada com os presentes fez parte da programação que culminou com a degustação de um café da manhã oferecido pela Secretaria.
A prefeita Robenice Ribeiro e o grupo de mulheres grávidas assistidas pela Casa das famílias também se fizeram presentes no local do evento. Confira as imagens:

9 comentários:

  1. A Secretária de Saúde e a Prefeita Robenice estão de parabéns por essa iniciativa de combate a hipertenção iniciativas como essa é muito importante sempre acontecer. Parabéns a todos!!

    ResponderExcluir
  2. A DROGARIA BRANDAO PIONEIRA NESTE TIPO DE AÇÃO ( BLITZ DE SAUDE) PARABENIZA A TODOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELO EVENTO REALIZADO.

    ResponderExcluir
  3. o evento foi muito abaixo do esperado em relação ao numero de atendimentos, é muito grande o numero de hipertensos que temos em nossa cidade e vimos uma quantidade muito pequena presente por lá...mas continue assim, um dia vocês chegaram lá.

    ResponderExcluir
  4. faltou planejamento, façam como a farmacia de edna, realizem nas segundas- feiras, beneficiam os povo do sítios, divulguem na zona rural,realmente houve muita pouca gente, era mais funcionarios e parentes.

    ResponderExcluir
  5. Estamos tentando melhorar, trabalhar com educação em saúde e saúde preventiva. Nunca houve um apoio real para esse tipo de ação, agora que estamos tendo, estamos engatinhando ainda, mas com muita vontade e afinco. O nosso calendário não funciona como os dos eventos como os das Indústrias farmacêuticas (Blitz da Saúde da Medley). Foi realizado na sexta, porque era dia 26, o dia de prevenção a hipertensão arterial, o ministério determina que qualquer evento seja realizado no dia de sua comemoração. Tinha pouca gente, a chuva e o horário contribuíram para isso, mas foi representativo para nós, mas agradecemos a presença dos que foram.

    ResponderExcluir
  6. com excessão dos esclarecimentos da enfermeira Ana Elisa ,como sempre muito bons, as outras profissionais deixaram a desejar...infelizmente o corpo da saúde de são pedro ainda é insuficiente, profissionais despreparados para tais funções.

    ResponderExcluir
  7. Agradeço imensamente a parte a mim destinada do comentário acima. Estamos tentando iniciar também um programa de educação permanente ou educação continuada como chamamos nas empresas, com mini-cursos de atualização e complementação profissional para todas as categorias profissionais da saúde do município. Os primeiros contemplados serão os Agentes Comunitários de Saúde, mas será estendida a todos.
    Realmente temos déficit em muitos setores, não seria hipócrita de dizer que não. Um trabalho bem realizado precisa, antes de tudo, de embasamento técnico-científico para tal.
    Problemas de décadas não serão resolvidos em dias ou meses, então não esperem revoluções ou que todos os problemas sejam sanados imediatamente, mas aos poucos, com cautela e comprometimento, estamos tentando.
    Um passo de cada vez. Devagar e sempre. Atitudes firmes e dentro da Lei. Sempre será assim por parte desta que vos fala.

    ResponderExcluir
  8. amigo chiquinho luis ,aproveitando esse espaço gostaria de saber se Você sabe de alguma coisa relacionada com uma possível associação de moradores que será aberta aqui em são pedro ,em meados de final de 2013 a inicio de 2014, porque soube que terá varios atendimentos,orientações e assistência a população, principalmente na área da Saúde, segundo boatos estão entrando em contato com estudantes de enfermagem e de psicologia e ja confirmado o atendimento de um nutricionista. peço que se informe e poste no blog se isso é verdade, a população agradeçe!

    ResponderExcluir
  9. TA NA BOCA DO POVO3 de maio de 2013 às 22:55

    também ouvi falar nessa associação que ofertara assistência a população de são pedro, na área social e de saúde, principalmente as familias mais humildes da cidade e zona rural...parece que a idéia surgiu de um partido político, e que o mais engraçado é que dizem que os atendimentos serão realizados por profissionais que ja passaram pelo posto de saúde, resta-nos esperar para sabermos quem são ...

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.