quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ESCOLAS DO RN COMEÇAM A OPERAR SISTEMA PIONEIRO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Já está em operação no Rio Grande do Norte o Sistema Integrado de Gestão da Educação Pública, SIGEduc. Idealizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, e financiado pelo MEC, o projeto é pioneiro no país e vai servir de base para que o Ministério da Educação possa implantá-lo em outros estados. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte teve papel decisivo nesse processo. O SIGEduc foi customizado a partir do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, da UFRN, que cedeu os direitos para que o software fosse utilizado na Educação Básica.

Neste primeiro momento, dois módulos do sistema entram em operação. Desde 1º de outubro, todas as escolas da rede estadual de Natal estão disponibilizando no SIGEduc um levantamento com a quantidade de turmas que serão abertas em 2013 e o número de vagas para essas turmas. Essa atualização deve ocorrer até o dia 22 de outubro, quando inicia o período de matrículas para os alunos portadores de necessidades especiais.

Para a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, a implantação do SIGEduc possibilitará um avanço significativo na qualidade do Ensino Público. “Será um recurso decisivo para modernizar as rotinas de gestão, de maneira que a Secretaria de Educação esteja mais presente, acompanhando e apoiando o trabalho dos gestores, professores e demais profissionais que integram a escola”, ressaltou a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.