quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

MONSENHOR EXPEDITO, UM EXEMPLO DE FÉ E AÇÃO SOCIAL


13 anos depois da partida para a vida eterna do Monsenhor Expedito, o blog do SILVÉRIO ALVES homenageia o profeta das águas e nós reproduzimos a matéria nos associando a esta justa homenagem. Para ver imagens do Profeta acessem o blog do jornalista.

Por Silvério Filho, estudante de Direito

Comumente, no âmbito dos debates críticos à fé, se usa o argumento de que quem tem fé tende a ser acomodado quanto aos problemas práticos que o circundam, visto que delegariam, segundo os críticos, a responsabilidade de resolução de tais conflitos ao Deus, por meio de orações, rezas etc. Há, sim, pessoas que assim o fazem. Entretanto, há também pessoas que se inspiram na sua fé, para ser instrumento de Deus no plano físico, lutando diretamente contra dificuldades pessoais e sociais. Não vejo exemplo regional melhor desse tipo de pessoa do que o nosso saudoso Monsenhor Expedito.
Homem de muita fé, como todos sabem, pregou o evangelho para milhares de pessoas na Região, como mostram os relatos, fotos e documentos dos mais velhos. Era reconhecido pela preparação teológica (conhecia as Escrituras como poucos) e pela simpatia e humildade singulares, explicando a palavra de Deus didática e pacientemente, notadas vezes com o auxílio do bom humor. Desse modo, mostrava sempre em suas atitudes o referencial que tinha em Cristo.
Quando se deparou com o problema da seca e do sofrimento do nordestino, percebeu que precisaríamos sim de fé em Deus e oração para enfrentar essa situação. Mas não era só isso. Não bastava rezar, orar e permanecer parado. Ele percebeu que, se quisesse vencer esse desafio, deveria arregaçar as mangas e ir à luta. E assim o fez.
Usou de toda a sua influência política, social e religiosa para lutar contras as injustiças sociais e econômicas que se alastravam por esse nosso sertão. Deu ênfase, como sabemos, à luta por uma água de qualidade para nosso povo. À duras penas, conseguiu a instalação da Adutora que leva seu nome e abastece todo o Potengi.
Na ocasião citada, ele esperava, obviamente, lograr êxito. Mas não sozinho. Fazia questão de estimular os que estavam ao seu redor a também serem instrumentos de Deus aqui na Terra, lutando contra os obstáculos da vida. Como exemplo disso, tenho na mente uma lembrança comemorativa dos 50 anos da nossa Paróquia, em que ele escreveu para os meus pais, no dia 05 de dezembro de 1993: “O cristão evangeliza nas condições normais da vida, levando o testemunho de Jesus somando-se com as organizações sociais, políticas e econômicas. Não afrouxe...”.
Por essas e por outras atitudes que seriam tantas para contar neste artigo, Monsenhor Expedito será sempre um exemplo de fé e luta que eu carregarei na minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.