segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SECRETÁRIA DE SAÚDE FALA AO NOSSO BLOG

Carina ao lado do ex-secretário
Jânio Garcia
A Dra. Carina Leite Chaves é enfermeira e trabalha em São Pedro desde 2010, sua primeira experiência como profissional. É formada pela UNP e não possui experiência administrativa anterior, porém, demonstrou que está bastante focada na nova função como Secretária de Saúde do nosso município e que tem a prevenção como foco na sua gestão que está apenas se iniciando.
Solteira e sem filhos, ela mora em Natal e não pretende fixar residência em São Pedro, cidade pela qual se declara apaixonada. Em nossa conversa afirmou que tem um grupo de trabalho praticamente formado, subdividido em três equipes: duas na zona urbana e uma na zona rural do município. Cada equipe formada por médico, enfermeiro, dentista e auxiliares.
A nova Secretária nos informou que a saúde municipal continua contando com duas ambulâncias, porém uma está quebrada, e com dois outros carros para o apoio. O atendimento na zona rural continua sendo feito em pontos estratégicos e na necessidade de visita domiciliar o atendimento deverá ser agendado através do agente de saúde local, em contato com o enfermeiro da equipe. Nas comunidades que fazem limites com outros municípios o atendimento é compartilhado.
A equipe da zona rural tem o Dr. Flávio e o enfermeiro Juan. Já as da zona urbana tem os médicos Dra. Clarissa e Dr. Pablo e as enfermeiras Ana Elisa e Elizama Brito. Todos os médicos são clínicos gerais. Na chegada ao posto de saúde encontra-se uma tabela com os horários de atendimento dos médicos no posto e nas comunidades, como também do atendimento das dentistas Jane, Adriana e Francisca.
Falando sobre a abertura do hospital ela declarou que é algo muito complexo por exigir um convênio com o Governo do Estado e este não ter sinalizado com a possibilidade. Já com relação aos finais de semanas (plantões), ainda não há perspectivas. Vários projetos estão em fase de elaboração, porém, apenas quando os mesmos forem implementados deverão ser divulgados.
O antigo PSF, agora denominado ESF - Estratégia de Saúde na Família, conta hoje, além das equipes citadas, com os programas: PSE (Programa Saúde na Escola), Hiperdia (atendimento aos hipertensos e diabéticos), CD (Crescimento e Desenvolvimento da criança), Planejamento Familiar, Saúde da mulher e Saúde do homem. O número de contato da Secretaria é (84) 3254 2125.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.