sábado, 13 de julho de 2013

MAIS UMA REFLEXÃO SOBRE A NOSSA EDUCAÇÃO

O Blog JSP NEWS apresenta uma postagem onde mostra o drama de uma jovem do Paquistão que levou um tiro por ter como principal desejo em sua vida “ESTUDAR”, em seguida o blog apresenta uma reflexão sobre a atual situação da educação municipal em nosso município. Queremos aqui pedir a permissão do seu redator para reproduzir esta parte da postagem para reflexão daqueles que fazem parte desse quadro e na esperança de que uma resposta seja dada, não da forma habitual onde as pessoas costumam esbravejar nestas situações e se sentirem ofendidas, mas na prática, com trabalho e buscando modificar tal situação. Acompanhe...

ENQUANTO ISSO, EM SÃO PEDRO...
Falta aula, falta professores compromissados, falta estrutura, falta consciência de todos os envolvidos. Sobra preguiça, negligência, despreparo, irresponsabilidade. O futuro dos nossos jovens jogado no lixo. E eles, em sua grande maioria, inconscientes disso. Adoram aqueles professores que faltam. Elogiam aqueles que fazem de conta que dão aula.
Atacam os professores que por um ato heroico, diante do contexto em que atuam, tentam lhes ensinar alguma coisa.
Esses professores por sua vez, não contam com apoio das equipes que lhes deveriam dar suporte. Diretores, coordenadores, supervisores e até faxineiros (as vezes o professor tem que varrer a sala para poder dar aula) não ajudam.
As famílias também não contribuem, pois os pais despreparados não transmitem para seus filhos a importância de se comportar, respeitar o professor e aprender. Para eles, a preocupação é apenas ter alguns momentos de sossego em casa e se der, ganhar algum benefício social do governo.
Não é um problema restrito apenas à São Pedro. Afeta todo o Brasil. Mas em São Pedro, por ser um município pequeno, as coisas se tornam mais evidentes.
Todos vêem que por qualquer motivo se suspende as aulas. Choveu, não tem aula. faleceu um vizinho de um amigo do diretor, não tem aula. Feriado na quarta, quinta e sexta empressada. Comício, final de novela, bingo, ensaio de quadrilha, tudo o que se possa imaginar, é mais importante do que uma aula. 
É dura a vida de quem quer ter um futuro em São Pedro. Até para se ter um concurso público para a prefeitura se teme a invasão de aprovados de outras cidades, haja vista a total falta de preparo dos nossos candidatos.
Enquanto Malala levava um tiro por querer estudar, aqui quem quer estudar ou ensinar, sofre com todos os tipos de constrangimentos. Parafraseando a menina corajosa, a fraqueza, o medo e a falta de esperança estão bem vivos por aqui. 
Postado por JSP NEWS

4 comentários:

  1. Essa realidade não é só de Saõ Pedro...se vc analisar,observar e tiver uma boa leitura da conjuntura da educação brasileira não há muita diferença do nosso município,com algumas exceções por esse país de meu Deus...Acreditamos que para mudar o quadro da nossa educação é necessário mudar muitas coisa....

    ResponderExcluir
  2. Prezado Lucas, este é o discurso vigente em São Pedro. Não é de hoje que se diz que tem canto que é pior. Acho que não devemos nos inspirar nos maus exemplos. Devemos olhar para os bons para vermos como foi que eles fizeram, para tentar fazer aqui. Cito-lhe um exemplo:
    No sertão do Piauí, estado ainda mais pobre do que o nosso RN, no município de Capitão de Campos, a Unidade Escolar Paulo Ferraz, uma escola municipal, ganhou, com uma equipe formada por seus alunos, a medalha de bronze na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. E não foi a primeira escola pública daquele estado a ganhar um prêmio desse tipo. O Piauí está sempre tendo escolas bem posicionadas em competições de conhecimento.
    Repito, não pq aqui e ali é ruim, que eu vou fazer por onde ser pior. Se liga!

    ResponderExcluir
  3. Realidade que envergonha certos profissionais,pais,alunos,fucionarios em si,mais parabenizo o blog pela atitude de expor a situação da educação em são pedro que esta de calamidade vamos ver se com este relato do nosso amigo fortal siga de exemplo para muitos que se fazem de cegos para não enxerga a falta de compromisso com todos naquela escola (EEPPA)...VAMOS ABRIR OS OLHOS BRASIL.

    ResponderExcluir
  4. A EEPPA não deve ser usada como referência para dizer que ela é a única culpada por alguns resultados na nossa educação...Se vc frequentar a Escola Municipal a noite verá o que vergonhoso o número de alunos que lá estão frequentando as aulas...o que tá faltando? A credito Fortal que não é eu que devo me ligar,pois acredito que existem pessoas na educação do nosso município que estar no lugar errado...O buraco é mais em baixo.....

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.