Com propostas parecidas e genéricas, os programas
dos três principais candidatos à presidência não respondem perguntas essenciais
dos educadores:
DILMA ROUSSEF
Vamos fazer uma mudança curricular e na gestão das
escolas. Vamos enfrentar o desafio de valorizar o professor, com melhores salários
e melhor formação.
AÉCIO NEVES
Criação de incentivos para melhorar a formação, a
carreira e a remuneração dos professores, bem como valorização e reconhecimento
daqueles profissionais que mais contribuem para o desenvolvimento de seus
alunos, vinculando a remuneração dos professores à melhoria de aprendizagem dos
alunos.
RECOMPENSA POR METAS: Criação de incentivos do
governo federal para a implantação de acordos de resultado entre governos
locais e cada escola.
SALÁRIO: Participação da União no financiamento da
remuneração de professores ativos de Educação Básica dos Estados e Municípios.
FORMAÇÃO: Desenvolvimento de programas de
capacitação de educadores de primeira infância.
MARINA SILVA
Autoestima e respeito apoiados em planos de
carreira, salários e formação inicial e continuada, que responda aos desafios
da sala de aula.
FORMAÇÃO: Estabelecer parcerias com diversas
instituições e segmentos sociais que atuam com a educação, especialmente as
universidades públicas e privadas, para que a formação de professores responda
aos desafios da escola.
CARREIRA: Estimular a criação de planos de carreira
e salários do professor em todos os estados e municípios tendo como referência
as boas práticas já existentes.
Os programas
não respondem perguntas como:
Qual será a política
de reajuste do piso?
Há metas
concretas para a recuperação salarial do professor?
Há medidas
efetivas para aumentar a atratividade da carreira?
Quais os critérios
para avanço na carreira – além do tempo de serviço?
Há incentivos
para manter os melhores professores nas redes e lecionando?
Quais os princípios
norteadores dos currículos de Pedagogia e Licenciaturas?
Haverá incentivo
ao ensino de didáticas especificas das disciplinas?
Como ter uma
formação inicial que priorize a formação de professores?
Que tipo de
formação em serviço se pretende?
Haverá residência
pedagógica ou exame de ingresso na carreira?
Sobre as condições
de trabalho nenhum dos planos trás qualquer informação quanto a: clima escolar,
indisciplina e violência e faltas e
afastamento.
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