sábado, 30 de agosto de 2014

EDUCAÇÃO NOS PLANOS DE GOVERNO DOS TRÊS PRINCIPAIS PRESIDENCIÁVEIS

Com propostas parecidas e genéricas, os programas dos três principais candidatos à presidência não respondem perguntas essenciais dos educadores:
DILMA ROUSSEF
Vamos fazer uma mudança curricular e na gestão das escolas. Vamos enfrentar o desafio de valorizar o professor, com melhores salários e melhor formação.
AÉCIO NEVES
Criação de incentivos para melhorar a formação, a carreira e a remuneração dos professores, bem como valorização e reconhecimento daqueles profissionais que mais contribuem para o desenvolvimento de seus alunos, vinculando a remuneração dos professores à melhoria de aprendizagem dos alunos.
RECOMPENSA POR METAS: Criação de incentivos do governo federal para a implantação de acordos de resultado entre governos locais e cada escola.
SALÁRIO: Participação da União no financiamento da remuneração de professores ativos de Educação Básica dos Estados e Municípios.
FORMAÇÃO: Desenvolvimento de programas de capacitação de educadores de primeira infância.
MARINA SILVA
Autoestima e respeito apoiados em planos de carreira, salários e formação inicial e continuada, que responda aos desafios da sala de aula.
FORMAÇÃO: Estabelecer parcerias com diversas instituições e segmentos sociais que atuam com a educação, especialmente as universidades públicas e privadas, para que a formação de professores responda aos desafios da escola.
CARREIRA: Estimular a criação de planos de carreira e salários do professor em todos os estados e municípios tendo como referência as boas práticas já existentes.

Os programas não respondem perguntas como:
Qual será a política de reajuste do piso?
Há metas concretas para a recuperação salarial do professor?
Há medidas efetivas para aumentar a atratividade da carreira?
Quais os critérios para avanço na carreira – além do tempo de serviço?
Há incentivos para manter os melhores professores nas redes e lecionando?
Quais os princípios norteadores dos currículos de Pedagogia e Licenciaturas?
Haverá incentivo ao ensino de didáticas especificas das disciplinas?
Como ter uma formação inicial que priorize a formação de professores?
Que tipo de formação em serviço se pretende?
Haverá residência pedagógica ou exame de ingresso na carreira?

Sobre as condições de trabalho nenhum dos planos trás qualquer informação quanto a: clima escolar, indisciplina e violência e  faltas e afastamento.

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