terça-feira, 17 de julho de 2012

VEREADOR: O QUE PODE E O QUE NÃO PODE


Em tempos de eleições precisamos reconhecer as funções daquele que elegeremos. O vereador é um membro da Câmara Municipal (Poder Legislativo) e exerce o seu mandato durante 4 anos. Ele é representante direto do povo do município e sua função principal é fiscalizar o trabalho do prefeito e os gastos ligados ao orçamento anual.

AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO VEREADOR SÃO:
- Criar leis com o intuito de formar uma sociedade mais justa...
- Votar projetos de lei vindos do prefeito...
- Analisar e aprovar leis ligadas à prefeitura, ao poder executivo e ao município...
- Fiscalizar os órgãos municipais e requerer prestação de contas por parte do prefeito...
- Receber eleitores e população para ouvir sugestões, críticas, reivindicações, etc...
- Promover a ligação entre a população da região que representa e o governo...
- Elaborar e redigir projetos para o município...

NÃO FAZEM PARTE DAS FUNÇÕES DO VEREADOR:
- Distribuir benefícios como cestas básicas, camisas de times, tijolos, óculos, dentaduras, etc...
- Financiar churrascos, festas ou outros tipos de eventos...
- Pagar ou receber pagamento de suborno de qualquer espécie...
- Trabalhar em benefício próprio ou de parentes e amigos, usando o exercício do cargo...

12 comentários:

  1. VELHO AMIGO CHIQUINHO, CONVERSANDO COM PESSOAS INFLUENTES EM SÃO PAULO DO POTENGI RECEBÍ A GARANTIA QUE HAVERÃO IMPUGNAÇÕES DE ALGUMAS CANDIDATURAS, EM ESPECIAL DO GRUPO OPOSICIONISTA.
    VAMOS AGUARDAR NÉ.

    ResponderExcluir
  2. CHIQUINHO TALVEZ TENHAMOS CHAPA UNICA EM SÃO PEDRO.

    ResponderExcluir
  3. Chiquinho como sugestão vc poderia postar o plano de governo das candidatas a prefeitas de são pedro? e depois na sequência dos vereadores se é que eles têm né? Olha gostei muito de uma postagem do MAJT da Marlaine que fala das propostas das candidatas, faz uma matéria bacana para nós eleitores e que estamos no meio dessa briga política e indecisos em quem votar. Tó aguardando xero!

    ResponderExcluir
  4. Ora Jaqueline tá fácil de escolher! se vc estar satisfeita com a atual administração com a falta de assistência na saúde, educação, segurança, assistência de tudo nas comunidades, a falta de transparência com os recursos públicos e vc é daqui e sabe exatamente o que estou falando, então tá fácil! vamos continuar votando na situação na candidata Rubenice, porque o povo merece o governo que tem. Caso vc precisa dessa assistência e nunca encontra aqui em SP, assim como eu e tb estar cansada de ver as injustiça sociais frequentes em nosso município e pessoas se titulando donos de um curral nos tratando como meros bois ferrados, então bt tá fácil! vc tem a opção de votar com a candidata Liegy que dispensa apresentações é claro até mesmo pra seus correligionários sua postura ética e de uma boa profissional em todos os cargos que já ocupou, estar trazendo uma proposta de mudança com renovação de valores políticos de uma visão administrativa compartilhada voltada aos interesses do povo, onde se quer implantar justiça social e fazer com que nosso povo sinta a diferença entre se ter um governo e um dono de curral.Venha conosco! venha ouvir as lamentações das pessoas nas comunidades, saber o que elas vem passando durante esses anos, de uma oportunidade ao novo, não tenha medo de lutar por dias melhores de reivindicar seu direito de cidadão, não permita ser alienado a um partido ou a um pequeno grupo que se titula dono da situação e da vontade do povo. Vote com Liegy para prefeita e tenha a certeza pior do que estar não fica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha JF vc ganhou meu voto! tó com Liegy! agora é a vez da mudança e entendi seu recado, o povo já enjoou desse povo que tá no poder agente tem mesmo que se renovar pra ver se muda as coisas em são pedro.

      Excluir
  5. Aí J Faustino! gostei do comentário, queria era saber quem vc é, pois tenho acompanhado seus comentários e gosto da sua visão dos acontecimentos na política daqui. De qualquer forma tb voto com Liegy acredito nela e na sua boa vontade querer mudar nossa situação de carência em assistência a população, as únicas pessoas que vejo dizer que continuar é preciso, são as que de alguma forma não precisam da assistência médica da nossa cidade, as que vivem do efeito prefeitura, as que não precisam comprar água, as que podem pegar sua família e sair em lazer, ou as que não conseguem perceber que se encontram alienadas a um partido e a esse grupo que vc se refere, porque ouço com bastante tristeza de algumas pessoas que eu acreditava que fossem esclarecidas, que Liegy é uma pessoa maravilhosa e não tem nada contra ela, nada a falar sobre ela a não ser que é do PMDB ou é oposição a Chagas, que se ela fosse do lado dele votaria... quando ouço isso só me dar pena dessas pessoas sem visão, sem consciência política, sem noção de que somos todos cidadãos e com direito da liberdade de falar e se manifestar contra aquilo que estar nós incomodando, vejo nessas palavras pessoas que estão conformados com a corrupção, o descasos com a saúde do nossos município que notório a todos, a educação sem merenda, a cidade desprotegida de segurança, os agricultores sem nenhuma ajuda da prefeitura, os prédios públicos caindo aos pedaços, minha gente fizeram uma lavagem cerebral nessas pessoas e elas não conseguem ver essas falhas administrativas e que são 16 anos com os mesmos problemas e que se ganharem serão mais 04 anos passando pelas mesmas dificuldades. Tudo por covardia! medo de recomeçar, medo de se libertar, medo de exigir seus direitos, medo de se reconhecer como cidadão e não como eleitor que só é reconhecido em 04 e 04 anos, se esse povo soubesse o poder que tem esses políticos é que teriam medo do povo. Infelizmente em São Pedro ainda tem muita gente assim, que estão conformados em ser coadjuvante na História de São Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavio e J.Faustino, parabenizo ambos pela visão eloquente da situação em que São Pedro se encontra.
      Infelizmente tem pessoas ditas bem informadas que ainda se apegam a cores partidárias e números políticos, esquecendo das pessoas e dos seus caráteres e quando pensam dessa forma padecem os horizontes das mudanças e do bem estar social de todos.


      "O conformismo é o carcereiro da liberdade, e o inimigo do crescimento."

      John F. Kennedy

      Excluir
  6. Se em São Pedro for ser chapa única nos vamos ver qual o partido que vai ganhar pois o poder do povo é maior que tudo e votando 50% mais 1 nulo ou branco ai sim teremos outra eleição e o candidato que saiu não pode mais ser candidato,tem que ser uma nova chapa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não existe essa possibilidade de chapa única, isso é só especulações de quem não tem o que fazer e fica dentando botar idéias erradas na cabeça dos tolos. Não devemos dar credibilidade a essas pessoas, são apenas alguns idiotas! as chapas de ambas as candidatas já foram aprovadas isso tudo é bobagem.....

      Excluir
  7. nunca tinha pensado as coisas por esse ponto de vista, é realmente um caso a se pensar com calma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caramba a popularidade da prof Liegy estar grande, segunda feira vi ela na rua e parecia uma procissão o povo atrás dela, ai passei pela frente da casa de Chagas e não vi ninguém as coisas não são como antes que em período de eleição a casa dele vivia cheia de gente. A bacuralsada tá rindo kkkk

      Excluir
  8. Percebe-se que estes comentários pró-Liegy, são da mesma pessoa. Então, permita-me dar a minha opinião a respeito deles.
    1º Ele tem razão quando diz que "falta de assistência na saúde, educação, segurança, assistência de tudo nas comunidades, a falta de transparência com os recursos públicos" assim como dizer que "estar cansada de ver as injustiça sociais frequentes em nosso município e pessoas se titulando donos de um curral nos tratando como meros bois ferrados". Tudo isso está correto, porém temos que observar que:
    2º O outro lado representa os desmandos de 16 anos atrás, onde a filha do prefeito como gestadora na saúde, comprava uisque, celular e bandeja de prata com o dinheiro vindo para os remédios. Onde a candidata como gestora da escola, deixou faz muito bem a maquiagem (escola pintada, mato arrancado), mas era conivente com as irresponsabilidades dos professores, principalmente seu irmão e o presidente do seu partido, habituais ausentes das salas da aula. Foi totalmente inapta na administração das rotinas burocráticas da gestão escolar. A sua sorte é que o atual diretor é apoiador da sua candidatura e não expõe estes problemas para a comunidade escolar e geral, para não prejudicá-la, mas em conversas reservadas com os seus colegas, ele é bem realista quando fala da situação que encontrou.
    3º Por estes e outros motivos que eu não vou citar, pois sei que o blogueiro não tem coragem de publicar, eu digo: ESTAMOS NUM MATO SEM CACHORRO. MAIS UMA VEZ O POVO VAI TER QUE ESCOLHER ENTRE O RUIM E O MENOS RUIM. QUEM REPRESENTA UM OU OUTRO, FICA A CRITÉRIO DO ELEITOR.

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.