quarta-feira, 22 de abril de 2015

22 DE ABRIL: 515 ANOS DE BRASIL

Hoje, 22 de abril, comemora-se o Descobrimento do Brasil. Ou seja, o dia em que os portugueses chegaram ao nosso território e, apesar de já existirem os índios aqui, trouxeram a civilização e todos os seus atributos. Além das situações boas da modernização, também foram implementadas situações que não nos orgulham muito.
515 anos depois dessa chegada temos o nosso Brasil de hoje onde todos nós somos parte e resultado dessa história que muitas vezes é contada de forma romântica, outras de forma cruel. Veja abaixo um pouco dessa história contada nos livros de história das nossas escolas:

Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.
Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.