quinta-feira, 9 de abril de 2015

CASOS SUSPEITOS DA DENGUE AUMENTAM MAIS 200% NO RIO GRANDE DO NORTE

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou na última segunda-feira (06) novo balanço sobre a dengue no Rio Grande do Norte. O número de notificações registradas até o último dia 04 de abril é 217,6% maior que o mesmo período do ano passado. Foram notificados 8.361 casos suspeitos de dengue no estado e 857 casos foram confirmados.
Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (2.094), Currais Novos (529), Parnamirim (457), Parelhas (431) e Mossoró (260). Quanto à incidência em dengue, 38 municípios apresentaram alta, 29 estão com média, 65 estão com baixa e 35 apresentaram incidência silenciosa.
A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Sílvia Dinara Alves, ressalta a importância dos municípios notificarem os casos suspeitos da doença, para colaborar com o planejamento das ações de combate ao agravo. Segundo ela, a principal arma contra a doença é a prevenção, responsabilidade de todos.

O Programa chama a atenção para os cuidados com relação a possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do agravo, para enfrentar a epidemia. Dessa forma, a Sesap orienta para que a população intensifique as medidas de prevenção, entre elas: não acumular lixo em locais inapropriados e manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; colocar areia nos vasos das plantas, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.