quinta-feira, 23 de abril de 2015

A INSPIRAÇÃO PARA O PROGRAMA ANTI-DROGAS NO RN VEM DO CEARÁ

O governador Robinson Faria reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 22, com o líder do executivo cearense, Camilo Santana, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O encontro teve como finalidade detalhar o plano antidrogas implantado no Ceará, o qual deve inspirar as políticas públicas de combate ao uso de drogas no Rio Grande do Norte. 

“O Ceará é o estado brasileiro mais avançado na questão da política pública de combate e prevenção do uso de drogas. Viemos aqui, com nossa equipe de governo, para ver como é feito este trabalho e levar esta inspiração para Rio Grande do Norte”, destacou Faria, lembrando que foram à capital cearense representantes de seis secretarias estaduais. “O combate ao craque não é só ação policial. É ação de cidadania. Por isso hoje estamos aqui com as áreas de saúde, segurança, educação para mostrar o quanto esse assunto é importante para o nosso estado. Não adianta um governo só construir estradas se não pavimentarmos a estrada da cidadania”, assinalou. 

No encontro, o governador cearense explicou que foi feito um plano de ações para os próximos dois anos no Ceará, relacionado ao combate às drogas. “Uma das ações é fortalecer a prevenção do usuário. A gente só vai conseguir prevenir se tivermos mais escolas em tempo integral e profissionalizante, se tivermos mais acesso dos nossos jovens à cultura e ao esporte, por exemplo. Depois, há o tratamento e acolhimento destes dependentes”, detalhou o governador do Ceará, acrescentando ainda a importância da reinserção na sociedade dos jovens recuperados. Há um projeto de lei já enviado à Assembleia Legislativa do Ceará que destina entre 2% a 5% das vagas de trabalho em obras públicas para os ex-dependentes químicos. Foi constatado que 70% dos homicídios que acontecem no Ceará têm uma relação com as drogas. 

Ações já realizadas no Ceará:

- Criação do Fundo Estadual de Álcool e Outras Drogas; 
- Criação do Comitê Estadual de Política Sobre Drogas; 
- Criação do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas; 
-Implantação do Sistema Acolhe Ceará de Regulação das Vagas de Comunidades Terapêuticas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.