quarta-feira, 13 de maio de 2015

COLUNA SUA SAÚDE: “FREQUENTAM ACADEMIA, MAS NA HORA DE COMER FAZEM TUDO ERRADO” DIZ NUTRICIONISTA

Vocês sabiam que existem pessoas que estão brincando com a própria saúde? Pois é, frequentam academia, mas na hora de comer fazem tudo errado. O que quero dizer é que as pessoas estão se “matando” para ter um corpo mais perfeito e acabam se alimentando de forma totalmente errada, e o que poderia ser mais saudável acaba sendo completamente inadequado.
Ultimamente comecei a frequentar um estabelecimento desses, que tem por objetivo promover saúde e uma melhor qualidade de vida, mas em pouco tempo que estou frequentando já observei muita coisa que não faz sentido algum, ou seja, as pessoas não estão se alimentando bem, em um dos relatos que ouvi as pessoas não tem horário regulares para fazerem as refeições, ficando em jejum prolongado, ou seja, passam muitas horas sem se alimentar, não sabem elas que isso pode causar uma hipoglicemia, quero dizer, falta de “açúcar” no sangue, que em casos mais graves o individuo pode chegar a desmaiar.
Isso sem falar nas dietas restritas ao extremo, que também causam tonturas e fraquezas, as pessoas retiram muita coisa da dieta sem necessidade alguma e acabam ficando cansadas rapidamente durante o exercício.  Outro fato interessante é que uns acreditarem que só emagrece se suar muito, lembro a eles que a sudorese (suor excessivo) é nada mais que perda de água (líquidos) e não de tecido adiposo (gordura), e que nesse caso deve-se repor tudo que foi perdido a fim de evitar uma desidratação mais seria, em alguns casos também se pode usar repositores hidroeletrolíticos, pois fornecem energia e alguns sais minerais como o potássio que atua no controle da pressão e que é eliminado facilmente no suor. Quanto aos suplementos só aconselho acima de 17 anos, lembrando que se for fazer uso de alguma proteína deve-se fazer uma serie de exames de sangue antes, para verificar como “anda” seus rins, fígado e músculo.
Por fim alerto a todos (as) que antes de qualquer mudança no estilo de vida procure a orientação de profissionais habilitados, não façam nada aleatório, para que a sua saúde não vire um problema maior, e o que era para ser bom não se tornar prejudicial.
Por Arthur Silva
Nutricionista da Secretaria de Saúde de São Pedro-RN

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria, texto muito didático e de fácil compreensão. Esta coluna, vem ao longo das publicações evoluindo em conceitos e os mesmo são colocados de forma enfática e clara para todos os entendimentos.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado pelas belas palavras Ilden Rocha, mim sinto privilegiado em receber elogios de um professor, também fico feliz por compartilhar meu humilde conhecimento para todos vocês leitores, brevemente teremos mais novidades. Aguardem !

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.