sábado, 10 de janeiro de 2015

PREFEITURAS BUSCARÃO AJUDA FEDERAL PARA PAGAR O PISO DOS PROFESSORES

Benes Leocádio: “há possibilidade de boa parte das prefeituras não implantarem esse novo piso”
Benes Leocádio
As prefeituras do Rio Grande do Norte vão tentar buscar junto ao Governo Federal a complementação dos recursos necessários para poder pagar o piso nacional dos professores, reajustado em 13%, passando de R$ 1.697 para R$ 1.918. Segundo o presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), Benes Leocádio, a Lei Nacional do Piso, de 16 de julho de 2008, prevê que quando um ente não conseguir cumprir com essa obrigação, a União é obrigada a fazer a complementação.
O problema, de acordo com ele, é que existe uma série de condicionantes que impossibilitam ao município ou estado o acesso a esse complemento. “Nesses últimos cinco anos, nenhum município conseguiu acessar um centavo sequer de complementação”, informou. Segundo ele, em mais de 50% das prefeituras do RN o dinheiro do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) não está sendo suficiente nem para pagar aos professores.

Agora, diante desse novo aumento, que tornou a situação  ainda mais grave e preocupante, vários estados do Brasil, incluindo o RN, já estão se mobilizando com a finalidade de procurar o ministro da Educação, Cid Gomes, o Congresso Nacional e o poder Executivo Federal para cobrar o cumprimento da lei.
Leia mais na Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.