segunda-feira, 18 de novembro de 2013

DICAS DE NUTRIÇÃO

·                    Quando for consumir chocolate prefira os sabores amargo ou meio amargo porque eles contêm triptofano um aminoácido essencia
l que atua na prevenção da depressão. O chocolate ao leite apesar de conter cálcio de contra partida também apresenta gordura saturada que é prejudicial à saúde do Coração, já o chocolate branco esse sim é o pior de todos, contem apenas açúcar e gordura na sua composição. Mas vale lembrar que o consumo saudável recomendado de chocolate é de apenas 30 gramas por dia.
·                    Em primeiro lugar não recomendo fazer uso de bebidas alcoólicas, mas se for consumir alguma que contenha álcool, prefira o vinho tinto que contem flavonoides, uma substância antioxidante que atua na redução do colesterol sérico, sendo assim bom para o coração. Mas cuidado, a recomendação diária de vinho tinto é de um cálice de aproximadamente 50 ml, ou seja, a quantidade indicada dessa bebida é controlada e não exagerada, beba com moderação.
·                    Pessoas que apresenta hipertensão ou outro problema cardiovascular (doenças do coração) deve evitar fazer uso de alimentos que contenha cafeína, como café, chocolate e seus derivados, chá preto, chá mate e refrigerantes principalmente os de sabor cola, pois a cafeína acelera o batimento cardíaco e com isso resulta no aumento da pressão arterial, essa orientação também é valida para as gestantes. O mesmo posso dizer para pessoas que tem alguma doença neurológica como epilepsia, Alzheimer, Parkinson, entre outras, pois essa substancia atinge o sistema nervoso central estimulando a permanência dos sintomas das mesmas.
·                    Na próxima vez que for ao supermercado comprar azeite verifique bem à embalagem e confira realmente se você esta levando para casa o produto desejado, várias pessoas acham que estão levando algo para casa e na verdade é outro totalmente diferente, azeite só se for extra virgem ou virgem, pois contem compostos fenólicos que são substancias bioativas, ou seja, funcionais que atuam no controle das taxas de colesterol, não esquecendo que o óleo misto ou óleo composto contem geralmente 15 % de azeite de Oliva em sua composição e por isso são confundidos com o azeite, são até mais baratos, mais não são azeite. Leia bem o que está inscrito na embalagem antes de comprar qualquer produto, espero que tenha gostado e aproveite bem essas dicas no seu dia-dia.
ARTHUR EMANOEL DA SILVA

Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.