quarta-feira, 20 de novembro de 2013

PARANDO PARA PENSAR...

'É cada um por si... E quem por todos?"
Ir a uma sessão da Câmara de vereadores de São Pedro sempre foi, e continuará sendo ainda por um tempo, um forma de dar boas risadas, para os bem-humorados, e de sentir-se triste, para os que buscam qualidade nos discursos e defesas apresentadas pelos vereadores com relação ao que se passa na cidade. Lógico que tem aqueles que leem, se preocupam em entender um pouco... Mas tem aqueles que estão lá para defender um interesse próprio ou de quem os mantém lá, tem os que não falam, os que falam quase nada e os que falam muito e não dizem nada...
Na noite desta terça tive mais uma oportunidade de estar presente, conferir os discursos e acompanhar o desempenho dos vereadores. Algumas curiosidades...
TODOS, absolutamente todos, de repente se tornaram defensores dos professores. Curioso porque o Projeto 013/2013 iria ser aprovado semana passada, se não fosse chamado atenção por um dos edis...
DENÚNCIA... O Secretário da casa leu o ofício do promotor solicitando informações sobre o pagamento dos subsídios do Presidente e dos demais vereadores. O primeiro recebe 4 mil reais e os demais, apenas, 2 e 500. Diante disso, o vereador Marcio Graciano o denunciou. Único que teve coragem, mas tem mais gente incomodada. Todo mundo quer os 4 "conto".
CALA-BOCA, foi o que o presidente afirmou haver nas gestões anteriores da casa. Esse artifício teria feito com que as prestações de contas não fossem pedidas. Já na sua, como não há CALA-BOCA (palavras dele), todo mundo se preocupa em pedir...
CONTINUA a polêmica. O vereador Marcio já saiu da sessão advertindo que na próxima vai usar seus dez minutos e que o presidente pode até mandar cortar seu microfone, mas vai querer explicações. 
ELOGIA, mas não deixa de criticar. Esse é o papel da oposição. E este foi muito bem executado pelo vereador José Soares (Zé da Caçamba), que elogiou a construção da passagem molhada, mas já alertou para os problemas que as casas construídas dentro do riacho irão trazer no futuro. Culpa do poder público, disse ele. (Está certo).
CURIOSIDADE... Não dá para não se perguntar: o que estaria fazendo com que apenas um vereador defenda o executivo? Na gestão anterior tinha um líder e um paredão formado pelos demais. Será que Robenice está tão mal assim? Ou está faltando alguma coisa que tinha antes? (mera curiosidade).
PROFESSORES VOLTARÃO na terça-feira próxima. O pedido de correção no Artigo 38 do Projeto de Lei Complementar nº 17/2013 deverá ter uma resposta na próxima sessão e os professores voltarão à Câmara para acompanhar a votação. Muita água ainda vai rolar por debaixo desta ponte.
FALARAM que o Projeto 013/2013 foi retirado de votação estrategicamente para evitar a derrota. Mas, um gênio o colocou dentro do Projeto 017... Essa mente precisa ser mais explorada para o bem. Tem potencial (e muito).

CONCLUINDO: Os vereadores, como todos os políticos, tem seus interesses particulares e não estão "defensores direitos dos professores" por acaso. Cabe à categoria ter consciência de que não podemos tomar partido porque não estamos em luta contra a Prefeitura ou a prefeita e sim buscando os nossos direitos e aquilo que consideramos ser o melhor para a nossa profissão. Se há questões particulares entre executivo e legislativo eles que se resolvam. 

Por Chiquinho Luíz

2 comentários:

  1. Esse Presidente d Câmara é muito sabido !!! recebe R$ 4.000,00 (quatro mil) e os demais R$ 2.500,00 sendo que o teto é igual para todos da casa.

    PROMOTORIA NELE VEREADORES !!!

    ResponderExcluir
  2. acho muito dinheiro para quem não faz nada (isso inclui todos os vereadores da casa).

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.