terça-feira, 26 de novembro de 2013

HOJE É O DIA D: POR QUE OS PROFESSORES DIZEM NÃO AO ARTIGO 38?

A uma semana os professores da rede pública de São Pedro foram à Câmara de Vereadores protestar e mostrar aos vereadores que não deveriam aprovar o Projeto de Lei nº 13/2013 do executivo municipal. Neste projeto estava contida uma proposta de retirar a responsabilidade do setor jurídico da prefeitura e passar ao Conselho de Educação, de aprovar a mudança de nível dos profissionais do magistério do quadro de efetivos.
A conquista que já está no nosso plano de carreira seria retirada e os educadores, mais uma vez, seriam prejudicados. Diante da pressão o Projeto foi retirado de pauta. Porém, um novo projeto foi levado ao plenário onde há a regulamentação do Concurso Público (Projeto de Lei 17/2013), que traz de forma camuflada, o conteúdo do Projeto 13, repassando ao Conselho a responsabilidade de aprovar as mudanças de níveis.
Os educadores entendem que a situação seria de retirar dos mesmos um direito conquistado e que há má fé por parte de quem elaborou esta proposta. Afirmam que a responsabilidade de uma progressão, já determinada em Lei, é de responsabilidade do jurídico da prefeitura e que essa modificação vai de encontro aos interesses da categoria.
O Projeto teve sua votação adiada para hoje e, até o momento, o que se tem conhecimento é que nada foi feito em termos de modificações. Muitas perguntas permeiam a discussão e algumas delas ficam aqui expostas:
* Quem teve essa "brilhante" ideia e quer ter seu nome vinculado para sempre ao fato de ter castrado o direito dos professores, direito este conquistado em lutas e já especificado no Plano de Carreiras?
* Por que nenhum vereador, que se intitulou defensor dos professores na última sessão, apresentou sequer uma proposta de emenda solicitando a retirada do Artigo 38?
* Qual será a reação dos professores diante da situação? Apenas os poucos que foram na última sessão voltarão à casa do Legislativo esta noite? O que prende os professores e evita que vão em defesa de seus direitos? Estão satisfeitos com a situação ou não se preocupam com seus futuros profissionais?
As respostas serão dadas hoje. Se a grande maioria da categoria permanecer em casa de braços cruzados significa que estão satisfeitos e que novos Projetos podem ser aprovados retirando outros direitos que nada importa. O blog estará presente e mostrará voto a voto quem votou a favor da prefeitura e quem ficou ao lado dos professores, porém, a reação dos próprios educadores dirá quem destes dois grupos estará correto. 

4 comentários:

  1. Está gestão está trabalhando contra a equipe de professores.Que desvalorização a categoria.Inclusive marcaram para amanhã 29/11/2013 reunião com o advogado e as instituições de ensino,não entendo pq vai ser por instituição e não todos os educadores juntos.Professore não se iludam com propostas que pode lhe prejudicar.

    ResponderExcluir
  2. Não podemos permitir que o Plano de Cargo,Carreira e Remuneração seja alterado de forma que venha prejudicar a categoria.Sabemos que todos tem o direito de escolha do curso que deve fazer ou aproveitar a oportunidade que algumas instituições oferecem para os educadores.Acredito que a secretaria de educação deveria se preocupar em buscar alternativas de imediatas de resolver questões como: fazer a adequação dos professores em relação a hora atividade,pois os professores estão deixando de receber em média mais ou 270,00 por mês por estar trabalhando 5 horas a mais em sala de aula,exonerar vários contratos desnecessários entre outras coisas mais...Os professores não devem aceitar nenhuma proposta que venha alterar o Plano ou a sua promoção.Acredito que essa forma de convocar a categoria por escola para uma reunião talvez seja uma forma de querer amenizar o debate ou até mesmo medo de encarar toda a categoria em um só local,mas a classe já sabe a posição que deve tomar....

    ResponderExcluir
  3. caro presidente do Sinte junto com outros que estão nessa luta,vamos falar dos direitos dos alunos e dos professores que não querem dar aula e que esta luta é pessoal e politica...lutem por seus direitos mais com respeito aos direitos dos alunos que nenhum chega a defender...uma vergonha o que fazem com a educação deste municipio

    ResponderExcluir
  4. ESSA ANÔNIMA ESTA ERRADA PORQUE NÃO É DE NOSSA RESPONSABILIDADE TOMA DECISÕES PELOS PROFESSORES QUE NÃO DÃO AULAS MAS DA COMPETÊNCIA DE QUEM É SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO;QUANTO A POLÍTICA FOI SIM O QUE FIZERAM COM OS PROFESSORES QUE
    DENUNCIARAM MAS, ESTAMOS SIM CONSCIENTES QUE UMA DAS QUALIDADES ESSENCIAIS DOS QUE SÃO DEMOCRÁTICOS É A SEGURANÇA COM QUE EXPRESSA NA FIRMEZA QUE ATUA;COM DECIDE COM QUE RESPEITA AS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS.CREUZA ANDRADE

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.