quarta-feira, 4 de maio de 2011

EXPRESSO FORTALEZA

CALAMIDADE
E segue o povo de Pedra Branca em sua penitência. Sem água e sem dignidade. Desde o rompimento da passagem do rio, os estudantes vão de ônibus pela BR 304 até a entrada da estrada de acesso à comunidade. De lá, eles pegam outro veículo até suas casas. Porém, dia desses o veículo não apareceu para pegá-los e lá foram eles, os estudantes, pela estrada escura a pé.


PROFESSORES
Hoje pela manhã, estiveram reunidos na prefeitura, os professores do município, diretores do sindicato e o prefeito. O tema em discussão foi o reajuste dos salários da categoria que desde janeiro está defasado.
Estiveram presentes os seguintes professores: Alexandre, Suara, Francisca Guilherme, Joanice, Isabel Lima, José Fiel, Simone, Miriam, Albertina, Roberto, Elione, Eliete, Luciano (Presidente do Núcleo do SINTE em São Pedro), Apresentação e Edilza.

LISO
O prefeito pediu mais um tempo, pois segundo ele, a prefeitura não dispõe de recursos financeiros para cumprir o que determina a Lei. Por isso, semana que vem, João de Deus irá para um encontro de prefeitos com a presidente Dilma em Brasília. Vão atrás de mais dinheiro.
Nota do colunista: Este encontro é mais uma tentativa de sensibilizar o Governo Federal para que sejam feitas alterações no pacto federativo, ou seja, redefinir o quanto cada ente federativo - União, estados e municípios - fica do bolo de dinheiro dos impostos. Portanto, nada de prático a respeito dessa questão dos professores será decidido lá. O que tem que ser feito é apenas cumprir a Lei. Se o município não possui recursos suficientes, se justifique junto ao Governo Federal que este irá complementar os recursos necessários para pagar os professores. Simples assim!

PREJUÍZOS
Os professores já contabilizam o prejuízo. De janeiro até agora, deixou de pingar nas contas dos mestres, aproximadamente R$ 600,00. Então o prejuízo não afeta só eles. Afeta toda a cidade, já que é dinheiro que deixa de circular no comércio da cidade.

GREVE
O líder dos professores na região, Vereador Emerson, de São Tomé, sugeriu que a categoria acatasse a solicitação do prefeito por mais um tempo. Porém combinou com eles que se não for dada nenhuma solução positiva para este caso, a única alternativa será a greve.


CONCURSO JÁ I
Já na Câmara, o assunto é concurso público. O vereador Ilden Rocha cobra da prefeitura a realização de concurso para suprir as vagas dos contratados. O vereador Dedé de Titico alega que os vereadores não tem autoridade para encampar este desejo popular, mas que se o povo for às ruas exigir o concurso, ele será um dos primeiros a dar apoio.


CONCURSO JÁ II
O vereador Zé da Caçamba diz que ninguém se iluda. Concurso em São Pedro..., só quando os filhos do prefeito terminarem os estudos.


CONCURSO JÁ III
Já a galera que não vê a hora de ingressar no serviço público através dos tramites legais, promete se mobilizar. Primeiro através da internet com a comunidade "Concurso em São Pedro Já". Depois serão combinadas outras formas de luta.


HOSPITAL
A polêmica em torno do hospital de São Pedro veio mais uma vez à tona. O hospital foi concluído e equipado. Porém não funciona!
O poder público local alega que dificilmente ele irá funcionar já que São Pedro é oposição ao governo do estado.
Nota do colunista: Opa lá! O povo de São Pedro nada tem haver com as picuinhas políticas de quem quer que seja. É dever das autoridades buscarem a todo custo atender as necessidades da população. Independente de quais partidos eles façam parte. Portanto o prefeito é de todos os são-pedrenses, assim como a governadora é de todos os potiguares. Eles unidos, devem viabilizar as condições necessárias ao bem-estar de todos os cidadãos.

HOSPITAL II
Muitos cidadãos também não entendem a opção da prefeitura em investir recursos públicos em um hospital privado. Para o vereador Ilden Rocha, teria sido muito mais viável se o investimento tivesse sido feito na unidade de saúde existente no município. Lá existe espaço suficiente para ser ampliando e dotado dos equipamentos necessários para prestar um bom serviço à população.

HOSPITAL III
Por outro lado, o governo do estado tem o direito e o dever de zelar pelos recursos públicos. E dentro dessa premissa, o governo do estado está exigindo a prestação de contas do dinheiro investido no suposto “Elefante Branco”.


MOBILIZAÇÃO PELA PONTE
Já circula em meio à população o abaixo-assinado pela construção da ponte. A participação de todos é de suma importância nesta luta.

2 comentários:

  1. CONCURSO JÁ, eu estou nessa,vamos galeraimplacar essa.

    ResponderExcluir
  2. CONCURSO JÁ,ESTAMOS PRECISANDO MUUUUUUITOO

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.