sábado, 21 de maio de 2011

COMENTÁRIO DOS LEITORES

Falta apoio aos jovens para que sintam-se seguros em manter a nossa cultura
Mais uma vez uso o espaço do blog para publicar comentários de alguns leitores. Estes comentários merecem a nossa reflexão e, por isso, os destaco nesta postagem. Espero que os demais leitores e possam apreciar e refletir sobre seus papeis dentro da sociedade.
(Obs.: é uma pena que estas pessoas tenham postado seus comentários como anônimos, são pessoas assim que nos ajudariam a contribuir para a mudança que queremos na nossa cidade)
Comentário I: “ANDORINHA SÓ, NÃO FAZ VERÃO! É muito triste e muita ignorância por parte de todos que pensam e agem dessa forma, deixar a cultura morrer só porque algumas pessoas debocham e outras não deem a devida atenção. Já imaginou se todos formos levar em conta os "deboches" contra nós? Vamos morrer todos? Alguém já se suicidou por isso? Acredito que essa não seja desculpa pra não investir na cultura, pois sabemos que ela precisa sim, do apoio do poder público e existe verbas para isso. Basta que busquem, façam projetos para ter acesso a essa verba. Hoje reclamam muito que os jovens não valorizam a educação, a própria cultura, como foi comentado antes. Como podem fazer isso, se estes jovens aqui não recebem incentivo de nada? Nem na cultura, nem no esporte... E só se ouve as reclamações por parte deles. Eles precisam sentir-se valorizados, de alguém, ou um grupo que abrace essa causa e os incentive. Acredito que só assim, poderão compreender e dá importância às suas raízes, à cultura em si. Se ninguém ao redor não vive e nem valoriza isso, não podemos esperar essa postura deles, nem das outras pessoas. Como eles e suas famílias valorizarão a educação e a própria cultura? Por que não organizar esses grupos culturais e apresentá-los nas escolas? E o circo, também não faz parte da cultura? Eventos culturais desse tipo, não são também diversão? Desistir é virtude dos fracos, pobres de espírito! Concordam? Reflitam essas palavras do sociólogo italiano, Domênico de masi:" As pessoas não só trabalham, mas vivem o amor, a amizade, o lazer, a cultura. E esta última, precisa também ser cultivada para vivermos com mais qualidade. As escolas devem aproveitar as habilidades individuais dos alunos, sejam ricos ou pobres, pois todos são inteligentes, independentes de qual classe pertencer, criando oportunidades, inclusive, nas escolas públicas". Cultivem o "espírito de equipe", pois sozinhos não chegarão a lugar nenhum. Afinal, um povo sem cultura, é um povo sem história”.
Comentário II: “A cultura de São Pedro já foi muito rica. Não entendo o porque está "sumindo". Será que realmente não é por medo/vergonha? Eu dancei, na minha época, o pastoril e parei realmente por causa de deboches! É MUITO chato você querer mostrar a cultura para os demais e não escutar nenhum "parabéns" ou algum elogio que n seja por parte de seus pais. E é pior ainda quando os comentários siveão: que coisa ridícula, olha essa dança, só tem esse passo?! São coisas do tipo que escutei drsas vezes, mais acho que muitos não sabem do que acontece realmente. Eu tenho quase certeza que atualmente não existe mais o pastoril por vergonha das meninas em dançarem! Espero que um dia essas danças possam voltar a reinar no nosso município, pois está precisando e muito que revivam a cultura local!


É isso aí. Apesar de reconhecer que foi uma falha grosseira da prefeitura não ter proporcionado uma comemoração no dia da emancipação política do município e não ter o que mostrar na reportagem da TV Cabugi, por não valorizar a nossa cultura, sinto também que nós estamos contribuindo para que a nossa cultura seja esquecida e estejamos perdendo o orgulho de nossos jovens em dizer que são de São Pedro. Em toda cidade que vamos tem alguém que cria, inventa, reinventa. Aqui ninguém faz e, quem pensa em fazer, é ridicularizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.