terça-feira, 24 de maio de 2011

MAIS CORTES: DESSA VEZ NAS QUADRILHAS DE NATAL

(Edição: Guilherme Garcia)

O Portal AtualidadeSP reproduz abaixo o texto do Presidente da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Rio Grande do Norte, Humberto Floriano.
“A Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, excluiu a Cidade do Natal dos Festejos Juninos de 2011. Esta informação foi prestada pela  Secretária de Cultura Professora Isaura Rosado, ao Presidente da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Estado do Rio Grande do Norte – LIQUAJUTERN – Humberto Floriano. Na oportunidade, Professora Isaura explicou que, este ano, toda a ajuda governamental às quadrilhas juninas será concentrada apenas para as cidades de Mossoró, Açu e Currais Novos e que, infelizmente, Natal ficaria fora.
Esta é a primeira vez, desde o início dos festivais de quadrilhas juninas, na década de 80 do século passado, que o Governo do Estado não participa dos festejos Juninos na capital. É como se Natal não fizesse parte do Estado do Rio Grande do Norte. A Governadora se esqueceu muito rapidamente das nossas promessas de campanha, quando afirmou que daria a Natal a mesma atenção que fosse dada à Mossoró. A desculpa da falta de verba para atender a todas as necessidades culturais não convence, uma vez que para Mossoró não tem faltado dinheiro do cofre estadual.
Diante do exposto, todas as quadrilhas Juninas de Natal, da nossa cidade do Natal, terra de Câmara Cascudo, ficam sem receber ajuda de caráter cultural, onde até a última administração, recebíamos apoio para os nossos movimentos culturais, para que pudéssemos expor através dos nossos folguedos juninos a nossa cultura, a nossa arte, a nossa tradição e a nossa luta para sobreviver, perpetuar e preservar os nossos festejos populares.
Em Mossoró só existe um festival de quadrilha junina, que atende mais às participações de grupos do estado do Ceará, que por sinal levam a maior parte das premiações. Só na Zona Norte de Natal existe muitas quadrilhas juninas do que na cidade de Mossoró. Só este detalhe já seria suficiente para sensibilizar a Governadora, mas os fatos comprovam que a insensibilidade do “bairrismo” falou mais alto.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.