quarta-feira, 25 de maio de 2011

PROFESSOR IZAÍAS: BIOGRAFIA DE UM POETA

Com a intenção de valorizar a cultura e mostrar aos jovens de São Pedro que é possível lutar por um sonho e acreditar no seu talento, o blog homenageia e divulga a biografia do Professor Izaías, o poeta viajante. Ele que é filho de Neuza Romão, poetiza do nosso município. 
Natural de Macau, o cordelista já morou em diversos municípios do estado e desde 1997 reside em Parnamirim. Seus primeiros versos escritos surgiram quando ele morava na cidade de Montanhas, nas aulas de literatura com o professor Luizinho. Em 2005 Izaías publicou seus primeiros trabalhos e de lá pra cá tem se tornado uma das figuras mais importantes da literatura potiguar contemporânea. Já foi menção honrosa nos concursos de poesia Othoniel Menezes e Zila Mamede e ano passado tirou o segundo lugar no concurso Cosern de cordel.
Em 2006 Izaías criou a Chico Editora (especializada em publicação de cordel dele e de outros autores) naquele mesmo ano veio o primeiro convite para participar de uma feira literária (a Primeira Bienal do Livro da Paraíba) desde então nosso escritor já viajou o país inteiro de Norte a Sul divulgando o genuíno cordel brasileiro em eventos literários tais como: Feira do livro de Ribeirão Preto (2006), Bienal do livro de Salvador (2007), Bienal do livro de Fortaleza (2006, 2008 e 2010), Bienal do livro do Pernambuco (2007), Bienal do Livro de Natal (2007), Bienal do Livro do Rio (2007), Feira Pan-amazônica do Livro (2008), Feira do livro de Imperatriz (2010), Feira do livro de Brasília (2007, 2008, 2009 e 2010) além dessas, ele participa constantemente de feiras de artesanato Brasil a fora.
Já tem mais de 50 títulos de cordéis publicados, entre eles As ignorâncias de Seu Lunga, As perguntas do vigário e as respostas de Camões, Alien e predador versus lampião I e II e As férias de Bin Laden passou em Natal. Ele também tem três livros publicados: Chico Catatau (Chico Editora); Como eram os animais (Réptil Editora), e A briga do sabão com o sabonete (Editora Salesiana) além de um CD de causos intitulado Um catatau de cordéis, eita poeta arretado!
O poeta já começou sua turnê literária deste ano indo à Feira do livro de Poços de Caldas - MG de 30 de abril a 08 de maio. Eventos já confirmados para este ano ele tem: Feira do livro de imperatriz - MA (junho), Feira do livro de Palmas - TO (julho), Brasil mostra Brasil de João Pessoa - PB (julho); Feira do livro de Brasília - DF (agosto), Feira do livro de Varginha - MG (agosto), Feira do livro de Belém - PA (setembro), Bienal do livro de Recife (outubro), Feira do livro de São Luís (outubro).
O cordelista andarilho lamenta que não é reconhecido aqui no RN como é lá fora, nos outros estados (dúvida? Só procurar no Google o nome poeta Izaías Gomes que você acha mais de 100 sites falando sobre ele e sua obra). Izaías ainda comenta que 90% dos cordéis que publica são vendidos para outros estados através de pontos de vendas espalhados em Natal (em lojas de artesanatos) onde, praticamente, só quem compra é turista diz ele; e através do seu portal na net www.cordeldobrasil.com.br que já aparece entre os primeiros colocados ao digitar o nome cordel no Google.
Além dessas viagens Brasil a fora, esse ano nosso poeta vai viajar por todo o RN, pois um projeto dele intitulado “Oficinas de Cordel” foi selecionado e aprovado pelo MINC (Ministério da Cultura) e ele vai ensinar a juventude norte-rio-grandense de doze municípios a produzirem cordel de primeira linha.  Também vai relançar o livro Chico Catatau em parceria com mais duas editoras, uma delas de Portugal, e se der tempo produzir seu primeiro DVD de cordel. Boa sorte para você Izaías; haja fôlego pra realizar tanta coisa em um só ano, ufa! Parabéns.
Serviços: site www.cordeldobrasil.com.br
Fones: 84 9994-4720 / 91536553

2 comentários:

  1. NADA A VER COM O ASSUNTO, MAS APROVEITANDO A OPORTUNIDADE, LÍ UM COMENTARIO QUE FALAVA EM PERSEGUIÇÃO CONTRA A GOVERNADORA POR SUA PARTE, AMIGOS(a) VAMOS SER SINCEROS E CORRETOS COM O QUE FALAMOS, PERSEGUIÇÃO SÓ SE FOR POR PARTE DESSE LEITOR CONTRA CHIQUINHO, PREFEITO E VICE DA CIDADE, PELO AMOR DE DEUS O QUE O PREFEITO O VICE E CHIQUINHO TÊM A VER COM O DESASTRE QUE ACONTE HOJE NO RN ?
    SEJA HUMILDE E PEÇA DESCULPA A POPULAÇÃO POR TER VOTADO E PEDIDO VOTO PARA A TUAL GOVERNADORA, NÃO CONFUNDA ALHOS COM BUGALHOS

    ResponderExcluir
  2. PESSOAL VAMOS FALAR SÉRIO NÉ ?
    O QUE TÊM À VER O PREFEITO E VICE DA SUA CIDADE COM OS DEMANDOS DA GOVERNADORA ?
    E PARA PIORAR O COITADO DO BLOGUEIRO AINDA TEM CULPA DE DIVULGAR NOTÍCIAS QUE SÃO DIVULGADAS EM TODO RN, NÃO RN NÃO TODO BRASIL, COMO A CIDADE DE SÃO PEDRO É INFLUENTE

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.